Oi! Então, eu também passei por essa dúvida. No começo, eu tentava fazer tudo do zero, achando que isso mostrava mais a minha essência, mas… a verdade é que isso consome muito tempo. Tem dias que a inspiração não vem, e quando você tá lá na correria do dia a dia, fica difícil bolar algo novo.
Depois, resolvi testar alguns templates. Comecei com um modelo bem simples, que tinha espaço pra título, imagem e um texto. O que funcionou bem foi que, ao invés de gastar horas montando do zero, eu rapidamente adaptava a ideia. Eu pegava uma foto que gostava, mudava algumas cores e adaptava o texto. Isso me deu mais agilidade e, sinceramente, menos estresse.
Mas eu também tinha o receio que você mencionou. A sensação de que tudo ficaria muito igual e que eu perderia a originalidade. E sim, às vezes eu sentia que alguns posts pareciam muito com outros. Por isso, eu comecei a adicionar pequenos toques pessoais. Mudava fontes, usava as minhas próprias ilustrações, e até brincava com as cores pra manter meu estilo. Assim, consegui uma mistura de praticidade com um pouco da minha “cara”.
O que não funcionou foi usar um template muito rígido. Aqueles que deixavam pouco espaço pra personalização. O melhor foi encontrar os que tinham a estrutura básica, mas que eu podia brincar.
Logo percebi que o essencial é equilibrar. Manter a eficiência dos templates e, ao mesmo tempo, lembrar que a criatividade vale muito. Não significa que você não pode, em dias de inspiração, criar algo completamente novo do zero.
Então, eu diria que vale a pena. Mas a chave é saber adaptar. Experimenta e vê o que funciona melhor para você! E boa sorte!