Vale a pena usar temas de tendência para aumentar a retenção nos Reels?

Estou iniciando minha jornada no Instagram e gostaria de entender mais sobre o uso de temas de tendência em Reels.

Acredito que esse pode ser um caminho para melhorar a retenção e o engajamento do meu público.

No entanto, me pergunto se realmente vale a pena investir tempo e recursos em criar conteúdo alinhado a tendências atuais, especialmente considerando a natureza efêmera dessas modas.

Quais são as melhores práticas para integrar esses temas de maneira que não apenas atraia visualizações, mas também mantenha a identidade da minha marca?

Agradeço qualquer orientação que possam oferecer sobre essa estratégia.

Olha, eu também comecei minha jornada no Instagram há algum tempo e me deparei com a mesma dúvida que você. No meu caso, eu testei várias estratégias com temas de tendência, e posso dizer que há prós e contras.

Primeiro, as tendências realmente podem ajudar a aumentar a visibilidade. Quando você usa um som popular ou um desafio famoso, a chance de ser entregue a novos públicos aumenta. Eu coloquei algumas tendências em prática e, em algumas postagens, vi um aumento real no alcance e nas visualizações. Mas, por outro lado, isso não garantiu engajamento verdadeiro. Às vezes, muita gente assistia, mas poucas interagiam com o conteúdo ou seguiam meu perfil.

O que funcionou melhor para mim foi trazer essas tendências para o meu nicho. Por exemplo, se um som estava bombando e eu conseguia fazer uma adaptação que tivesse a ver com o meu trabalho, isso fez a diferença. Eu mantive a essência da minha marca e, ao mesmo tempo, abracei algo que estava em alta.

Outra prática que funcionou bem foi acompanhar as tendências de perto, mas não me apegar totalmente a elas. Às vezes, uma ideia que parece interessante pode não se alinhar com o que eu faço. Eu aprendi a ser seletivo. E, sério, não se preocupe em ser o primeiro a abraçar a tendência, porque a autenticidade ainda pesa muito mais na hora de conquistar o público.

Uma dica é analisar como temas de tendência podem ser integrados com o que você já está fazendo. Pense em como você pode trazer seu estilo único para esses formatos populares, e aí sim, você terá uma receita mais interessante.

Resumindo, é uma estratégia que vale a pena, mas use com sabedoria. Deixe seu toque pessoal e mantenha a identidade da sua marca. A efemeridade das tendências pode ser um desafio, mas isso não precisa te fazer desviar do que realmente importa: sua autenticidade. Boa sorte!