Oi! Eu já testei públicos semelhantes para anúncios no Instagram e posso compartilhar um pouco do que rolou por aqui.
Bom, primeiro, sim, vale a pena, mas com algumas ressalvas. No meu caso, eu criei públicos semelhantes a partir da lista de clientes que já tinha. Essa parte foi bem legal, porque consegui alcançar pessoas que, teoricamente, têm interesses e comportamentos parecidos com os dos meus clientes já existentes.
Uma coisa que funcionou bem foi a segmentação. Comecei com 1% de similaridade — menos gente, mas mais próxima. Os anúncios que fiz para esse público tiveram cliques bem melhores do que quando tentei um público mais amplo.
Mas nem tudo são flores. Eu também tentei ampliar para 3% e até 5%, e a qualidade dos leads caiu bastante. Recebi muitas curtidas, mas pouca conversão. Então, isso é algo que preciso ter em mente: nem sempre mais é melhor.
Além disso, percebi que os resultados mudaram ao longo do tempo. No começo, foi tudo muito empolgante, mas depois a performance começou a estagnar. Então, comecei a testar novos públicos semelhantes. Isso trouxe um frescor.
Outro ponto que eu notei é a importância do conteúdo do anúncio. Se for muito genérico, mesmo com um público semelhante, não engaja. Então, caprichei nos criativos e na mensagem.
No geral, eu diria que merece a pena explorar, mas vale testar e não se acomodar. Às vezes, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.
E por último, paciência. Não espero que tudo aconteça da noite pro dia. É um jogo de longo prazo mesmo. Espero que ajude!