Vale a pena usar públicos semelhantes para anúncios no Instagram?

Oi, pessoal!

Estou pensando em usar públicos semelhantes para meus anúncios no Instagram, mas fiquei com algumas dúvidas.

Na prática, isso funciona mesmo? Quais os benefícios que posso esperar?

Se alguém já teve alguma experiência boa ou ruim, seria ótimo ouvir!

Obrigada!

Oi! Essa é uma dúvida muito comum, e eu também passei por isso. Quando comecei a explorar públicos semelhantes no Instagram, inicialmente estava meio cético. A ideia de confiar em um algoritmo para encontrar possíveis clientes me parecia arriscada.

Mas aí eu resolvi testar. Eu peguei a lista de meus seguidores mais engajados e criei um público semelhante com base neles. Foi interessante, porque o alcance aumentou consideravelmente.
É como se você estivesse ampliando um círculo. Porém, a qualidade dos leads que eu atraí variou bastante.

Uma coisa que percebi foi que alguns dos novos seguidores engajaram super bem, mas outros eram apenas números e não geraram conversões. Isso me fez refletir: será que o público semelhante estava realmente alinhado com meu nicho?

Por outro lado, vale considerar que esses públicos podem ser úteis para aumentar a notoriedade da marca. Eu notei que, mesmo que as conversões não fossem altíssimas, minha conta começou a ser vista por pessoas que, de fato, estavam interessadas no que ofereço.

Mas tem outro ponto. Às vezes, quando você usa públicos semelhantes, pode acabar parecendo um pouco genérico, sabe? É como se a personalização ficasse para trás. Eu percebi que o impacto positivo foi muito maior quando combinei essas campanhas com conteúdos que realmente falavam diretamente para aquele público.

Então, em resumo, sim, vale a pena testar públicos semelhantes, mas tenha em mente que funciona diferente para cada negócio. O que eu faria agora é usar essa estratégia como parte de uma abordagem mais ampla, talvez mesclando com anúncios direcionados que fujam um pouco do padrão. Assim, você mantém um equilíbrio entre alcançar novas pessoas e manter a qualidade do engajamento. Espero que isso ajude!

Sim, vale a pena usar públicos semelhantes para anúncios no Instagram, e eu tive algumas experiências significativas nesse sentido.

O que funcionou:

1. Aumento na Taxa de Conversão: Quando comecei a utilizar públicos semelhantes, notei que minhas campanhas atingiam pessoas que já tinham características semelhantes aos meus clientes atuais. Isso resultou em uma taxa de conversão mais alta, pois esses usuários estavam mais predispostos a interagir com meus produtos.

2. Segmentação Eficiente: Os públicos semelhantes permitem que você amplie seu alcance de forma estratégica. Com base em dados do seu público-alvo, o Instagram pode encontrar novos usuários que têm comportamentos e interesses semelhantes. Isso me ajudou a direcionar anúncios para quem realmente se interessaria pelo que eu ofereço.

3. Economia no Investimento: Ao focar em públicos mais qualificados, consegui otimizar meu orçamento. Anúncios direcionados a públicos semelhantes resultaram em menor custo por aquisição em comparação com públicos mais amplos.

O que não funcionou:

1. Expectativas Irrealistas: Eu esperava resultados imediatos, mas isso não ocorreu. Demorou algumas campanas para ajustar a segmentação e ver resultados tangíveis. É essencial ter paciência e testar diferentes variações de anúncios e públicos semelhantes.

2. Qualidade do Público: Em algumas campanhas, os públicos semelhantes não performaram tão bem quanto o esperado. Isso acontecia quando o público de origem não era suficientemente engajado. Portanto, a qualidade dos dados que você utiliza para criar o público semelhante é crucial.

3. Necessidade de Testes Contínuos: Uma vez que encontrei um público semelhante que funcionava, poderia ter tido a tentação de deixar os anúncios rodando por um longo tempo. Mas notei que, com o passar do tempo, a performance começava a cair. Portanto, fiz ajustes frequentes e testei novos públicos semelhantes para evitar a saturação.

Considerações Finais:

• Teste e Aprenda: É importante fazer testes A/B para ver qual público semelhante traz melhores resultados.
  • Acompanhamento de Resultados: Acompanhe métricas de performance para saber quando é a hora de mudar a estratégia.

Portanto, se usado da forma adequada, os públicos semelhantes podem ser uma ferramenta valiosa no seu arsenal de marketing no Instagram.

Oi! Eu já testei públicos semelhantes para anúncios no Instagram e posso compartilhar um pouco do que rolou por aqui.

Bom, primeiro, sim, vale a pena, mas com algumas ressalvas. No meu caso, eu criei públicos semelhantes a partir da lista de clientes que já tinha. Essa parte foi bem legal, porque consegui alcançar pessoas que, teoricamente, têm interesses e comportamentos parecidos com os dos meus clientes já existentes.

Uma coisa que funcionou bem foi a segmentação. Comecei com 1% de similaridade — menos gente, mas mais próxima. Os anúncios que fiz para esse público tiveram cliques bem melhores do que quando tentei um público mais amplo.

Mas nem tudo são flores. Eu também tentei ampliar para 3% e até 5%, e a qualidade dos leads caiu bastante. Recebi muitas curtidas, mas pouca conversão. Então, isso é algo que preciso ter em mente: nem sempre mais é melhor.

Além disso, percebi que os resultados mudaram ao longo do tempo. No começo, foi tudo muito empolgante, mas depois a performance começou a estagnar. Então, comecei a testar novos públicos semelhantes. Isso trouxe um frescor.

Outro ponto que eu notei é a importância do conteúdo do anúncio. Se for muito genérico, mesmo com um público semelhante, não engaja. Então, caprichei nos criativos e na mensagem.

No geral, eu diria que merece a pena explorar, mas vale testar e não se acomodar. Às vezes, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.

E por último, paciência. Não espero que tudo aconteça da noite pro dia. É um jogo de longo prazo mesmo. Espero que ajude!