No meu caso, eu realmente testei postagens em carrossel para explicar meus serviços, e posso compartilhar que tiveram um impacto considerável no engajamento, embora não seja uma fórmula mágica.
Inicialmente, eu estava cético quanto à ideia de usar várias imagens para comunicar algo que poderia ser dito em uma única postagem. Minhas preocupações eram válidas: e se os seguidores se sentissem sobrecarregados ou desinteressados ao deslizar? No entanto, ao longo do tempo, percebi que quando as postagens eram bem estruturadas e visuais, o engajamento aumentava. As pessoas tendiam a passar mais tempo na postagem, e isso é um bom sinal para o algoritmo do Instagram.
O que funcionou, em particular, foi organizar a informação em etapas. Por exemplo, em vez de simplesmente listar meus serviços, eu usei cada slide para descrever um serviço específico ou um benefício, sempre incluindo um call to action claro no final. Isso ajudou a manter a mensagem clara, e vários seguidores mencionaram que puderam entender melhor o que eu oferecia.
Por outro lado, o que não deu tão certo foram os carrosseis que ficaram muito longos ou sobrecarregados de texto. Menos é mais. Algumas postagens que eu fiz, que tinham muito texto ou poucos visuais, não performaram bem. Descobri que usar gráficos ou imagens relacionadas, por exemplo, ajudou a prender a atenção e a transmitir mais rapidamente a mensagem.
Em relação à clareza, notei que muitos seguidores realmente apreciaram o formato. Embora alguns ainda prefiram postagens diretas, as interações e comentários nas postagens em carrossel foram melhores, mostrando que as pessoas estavam dispostas a investir tempo para deslizar e aprender mais sobre o que oferto.
Em suma, eu diria que vale a pena experimentar. Não prometo resultados imediatos ou garantidos, mas se você conseguir equilibrar bem a quantidade de informação e a qualidade visual, pode ser uma excelente ferramenta para comunicar seus serviços de forma mais eficaz. O importante é sempre monitorar o engajamento e ajustar a estratégia conforme necessário.