Oi! Então, dessa coisa de fazer perguntas nas legendas, eu também fiquei na dúvida no começo. Já testei várias abordagens, e posso compartilhar o que funcionou e o que não funcionou pra mim.
Nos primeiros meses, eu fazia perguntas bem abertas, tipo “O que você acha disso?” ou “Qual sua opinião?” e, honestamente, a interação foi mínima. Percebi que as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por algo mais específico.
Depois, comecei a fazer perguntas que fossem mais diretas ou que gerassem identificação. Por exemplo, algo como “Qual foi a sua maior dificuldade com [assunto relacionado ao meu nicho]?” ou “Se você pudesse escolher uma única dica sobre [minha área], qual seria?”. Isso começou a gerar mais comentários.
Eu também notei que utilizar emojis ou fazer uma chamada mais visual, tipo “
”. Isso faz as pessoas pararem e pensarem sobre a resposta. Tentei ser mais criativo nas perguntas, como fazer referência a alguma tendência ou algo do momento – isso ajudou a trazer mais engajamento.
Mas, olha, não é mágica: às vezes, mesmo com perguntas boas, pode não rolar como você espera. Acho que o importante é testar e ver o que ressoa com seu público.
Um truque que funcionou pra mim foi usar “perguntas de enquete” nos Stories, porque a galera tende a interagir mais lá. Combinando com as legendas, estou conseguindo um aumento na interação geral.
Então, sim, vale a pena, mas a chave tá na forma como você aborda. Boa sorte!