Vale a pena usar o IGTV para vender cursos online?

Tenho me perguntado, ultimamente, se vale a pena investir tempo e recursos no IGTV para promover meus cursos online.

Entendo que essa plataforma oferece um formato mais longo de vídeo, o que poderia permitir uma conexão mais profunda com o público. Mas será que realmente gera engajamento?

Tem uma parte de mim que hesita, sabe? Com tantas opções de conteúdo - Stories, Reels e até lives - fico me perguntando: o IGTV ainda é relevante? Será que o investimento neste formato compensaria? Ou seria uma armadilha, um buraco negro para o meu tempo e esforço?

Eu vejo muitos profissionais usando vídeos curtos e dinâmicos, e fico em dúvida se não seria mais inteligente seguir essa tendência. No entanto, há algo no IGTV que me fascina. A possibilidade de explorar temas de forma mais detalhada poderia atrair uma audiência mais engajada.

Alguém que já usou o IGTV com sucesso poderia compartilhar suas experiências? Quais tipos de conteúdos funcionaram melhor para vocês? E, principalmente, valeu a pena para as vendas? Estou realmente buscando entender se essa é uma estratégia que posso adotar sem me sentir frustrado no processo.

Eu também já passei por essa dúvida e, sinceramente, a resposta não é tão simples. No meu caso, eu testei o IGTV seguido de algumas outras estratégias e, vou te contar, teve seus altos e baixos.

Primeiro, eu achei que o formato longo ia permitir que eu explicasse meus cursos de forma mais profunda. Fiz alguns vídeos focados em tópicos específicos que, em teoria, poderiam atrair interesse. A ideia era eu me conectar de forma mais íntima, sabe? No entanto, os resultados começaram a me frustrar um pouco. O engajamento não foi tão alto quanto eu esperava, e isso me fez pensar se estava desperdiçando meu tempo.

O que funcionou melhor pra mim foram os vídeos mais curtos que postei nos Reels. As pessoas parecem preferir esse formato mais dinâmico e rápido. Eu consegui captar a atenção em poucos segundos e isso trouxe mais visualizações e interações. E isso não quer dizer que o IGTV não tenha seu valor, mas eu percebi que ele funciona melhor quando já existe uma conexão com a audiência – como uma extensão de conteúdo que já está rolando nos Reels ou Stories.

Uma coisa que eu tentei e deu certo foi usar o IGTV como uma versão mais longa de um tema que já tinha sido introduzido em um vídeo curto. Assim, quem se interessou pelo tema podia explorar mais no IGTV. Fiz isso com uma aula sobre um assunto que, aparentemente, gerou interesse rápido. Isso ajudou um pouco a aumentar o engajamento.

Uma armadilha que eu vi foi tentar usar o IGTV apenas para vendas diretas, tipo, “compre meu curso!” O pessoal não curte isso muito, sabe? O que realmente chamou a atenção foi oferecer conteúdo de valor. Tentei ensinar algo ou compartilhar dicas que estavam no meu curso, e isso trouxe algumas visualizações legais.

Resumindo: se você decidir usar o IGTV, pense em como você pode usá-lo para estender a conversa que começou em outros formatos. Mas não aposte todas as suas fichas nele. O que eu faria é usar uma estratégia diversificada. Reels e Stories têm trazido muito mais retorno pra mim. No fim do dia, o importante é experimentar e ver o que funciona melhor para você e seu público. Não me arrependo de ter testado o IGTV, mas não seria a opção número um agora. Boa sorte!