Vale a pena usar hashtags estratégicas para aumentar a descoberta?

Estou refletindo sobre a eficácia das hashtags estratégicas no Instagram.

Em um cenário onde o alcance orgânico parece um desafio constante, será que elas realmente ajudam a aumentar a descoberta do meu conteúdo?

Alguns amigos me disseram que vale a pena, mas, e se for apenas uma tática superestimada?

Quantas hashtags são o ideal? E como escolher as mais relevantes sem cair na armadilha da sobrecarga?

Acho que estou meio perdido, talvez presenciando um ciclo de frustração.

Alguém já experimentou isso de forma significativa? O que funcionou e o que não funcionou?

Acredito que validação e troca de experiências possam esclarecer minha visão.

Eu passei por isso também. No começo, eu não dava muita bola pra hashtags. Achava que quem tinha seguidores bons já era, mas depois resolvi testar.

Primeiro, coloquei na cabeça que era pra usar de forma estratégica, não só enfiar um monte aleatório. Fiz algumas pesquisas e escolhi 10 a 15 hashtags que eram super relevantes pro meu nicho. Tentei misturar entre as gigantes e as que tinham um alcance menor, mas engajado. Foi aí que notei a diferença.

O que funcionou? Usar hashtags específicas, conectadas ao meu conteúdo. Em vez de simplesmente “moda”, eu coloquei coisas como “#modafemininaautoral”. Isso atraiu um público que realmente interessava. E o engajamento subiu. Mas, isso não aconteceu da noite pro dia.

Agora, teve uma fase em que eu exagerava, jogava um monte de hashtags e o resultado ficava bem abaixo. Era uma poluição visual. Parecia que eu estava desesperado. Aí reduzi a quantidade, focando mais na qualidade. Isso ajudou muito.

Sobre o número ideal, a maioria diz que de 5 a 15 é um bom balanceamento. Mas eu diria que menos é mais. O Instagram também parece gostar quando fazemos posts mais limpos. E o famoso teste: sempre acompanhe as métricas. Vê o que traz mais engajamento.

A frustração é normal. Eu passei e ainda passo. A gente pensa que todas as hashtags vão resolver, mas leva tempo, e vale a pena ser paciente. Se você fizer testes e analisar os resultados, consegue definir o que funciona no seu caso.

O mais importante? Não ter medo de errar. Vá testando. E, se você ver que uma hashtag fez diferença, usa de novo. Isso vai clarear muito a sua visão.