Oi! Eu já passei por isso. Fazia um tempão que eu não dava muita bola pra enquetes no Instagram. Acha que funciona? Comecei a testar e, cara, no começo fiquei frustrado. Algumas enquetes bombavam, outras… bem, pareciam que eu tava falando sozinho.
O que eu percebi é que elas são ótimas pra entender o que a galera gosta ou não. Tipo, eu fiz uma decisão de conteúdo baseada nos resultados de uma enquete, e foi uma boa jogada. Mas, é verdade, nem sempre as respostas vêm. Às vezes, você se pergunta se as pessoas realmente se importam.
Eu aprendi a formular melhor as perguntas. Agora, eu faço mais diretas, sabe? “Você prefere A ou B?” ao invés de perguntar algo mais complexo. E algumas vezes eu brinco com outros formatos, como perguntas abertas, mas, honestamente, quando são diretas, o retorno é bem maior.
Tem uma coisa que funcionou pra mim também: eu integro as enquetes com outros posts. Por exemplo, pedir a opinião da galera nas enquetes e depois criar um conteúdo em cima disso. Aí parece que eles se sentem parte do processo. Um token de valor, digamos.
Mas não vou mentir, existem dias em que nem minha própria sombra responde! E é aí que bate a frustração. A realidade é que não é uma solução mágica pro engajamento, mas quando rola, é bacana. No fim das contas, eu diria que vale o teste. Se não funcionar, ao menos você tentou.
Uma dica: faça questão de interagir com os resultados. Agradeça quem respondeu, mostre que você tá atento. Isso pode dar um gás na relação com seu público. Boa sorte!