Olha, no meu caso, eu também fiquei nessa dúvida no começo. A ideia de usar apps de edição para personalizar templates no celular me deixou um pouco inseguro. Mas depois que eu experimentei, percebi que tem suas vantagens.
Primeiro, a qualidade da imagem é geralmente boa, desde que você use fotos com uma resolução adequada. Apps como Canva e Adobe Spark são bem populares e fáceis de usar. Eles têm templates que fazem a vida mais fácil, e você consegue fazer ajustes rapidinho. Ah, outra coisa: a prática ajuda muito. No começo, eu achava que tudo ficava muito artificial, mas foi só eu começar a experimentar mais que consegui dar meu toque pessoal.
Com o tempo, percebi que a personalização vale a pena. É legal ter sua identidade visual, mas não precisa ser algo super elaborado. Às vezes, um bom filtro e um ajuste simples já deixam a imagem bem interessante. E, sim, leva tempo. Eu gastava horas alinhando tudo, mas quanto mais eu mexia, mais rápido ficava.
Se você se sente melhor focando em conteúdos mais naturais, vai por esse caminho. Algumas vezes, a autenticidade se destaca mais que a perfeição do template. No entanto, é uma questão de achar um equilíbrio. Um conteúdo bom e bem apresentado faz a diferença.
Para quem tá começando e não tem muita experiência, eu diria que dá pra fazer algo bom, sim. Comece simples. Não precisa querer fazer tudo de uma vez. Conhecer seu estilo e o que funciona pra sua audiência é fundamental. No geral, vale a pena experimentar. A prática vai te dar confiança e, quem sabe, você cria algo ainda mais autêntico.
Eu ainda uso uns apps de vez em quando, e tenho gostado do resultado. Mas não é regra. Cada um tem seu jeito de trabalhar. É bom explorar. Boa sorte!