Oi! Essa é uma das questões que passei um tempo pensando também e, sinceramente, ainda não tenho uma resposta definitiva. Já testei algumas abordagens e vou tentar compartilhar o que funcionou e o que não fez tanto sentido pra mim.
Quando comecei a criar conteúdo, eu estava super empolgado com vídeos. Eles têm uma dinâmica incrível e, sim, o engajamento é alto. Mas depois percebi que muitos seguidores não assistiam tudo até o fim. Foi aí que pensei: e se eu dividir as mensagens principais dos vídeos em carrosséis?
No primeiro teste, eu peguei um vídeo que tinha boas dicas e tentei quebrar em cinco imagens, cada uma com uma parte da história. A ideia do storytelling parecia incrível, porque, no papel, você guia a pessoa por um caminho. De fato, os carrosséis acabaram sendo mais compartilhados. Mas o que eu não esperava é que, no geral, as interações e os comentários estavam menores. A audiência parecia mais interessada em “consumir o conteúdo” do que em interagir com ele.
Fui buscar entender isso e percebi que, para funcionar, o carrossel precisava ser visualmente muito atraente e imprevisível, mas era complicado fazer isso com cada post que eu criava. Então, eu realmente me vi investindo um tempo considerável para criar algo que, em alguns casos, não trazia um retorno visível.
Outro ponto é que as pessoas costumam olhar rapidamente os carrosséis. O ideal é capturar a atenção logo nas primeiras duas imagens. Muitas vezes, isso me fez pensar se o meu storytelling não estava fraco. Ou se eu deveria considerar uma narrativa mais direta e clara, em vez de um arco cheio de nuances.
Acho que vale a pena experimentar, mas não se sinta pressionado a transformar todos os vídeos em carrosséis. O que funcionou pra mim foi encontrar um equilíbrio. Às vezes, um vídeo grande e detalhado atrai mais atenção, e, em outras, um bom carrossel conta uma história que vale a pena dividir. O segredo pode estar em testar e ver onde está a sua audiência.
Resumindo, eu diria para você considerar seus objetivos e o que seu público realmente responde. Não tenha medo de testar diferentes formatos, mas esteja preparado para ajustar sua estratégia com base no que você observar. Espero que isso ajude!