Oi! Eu já passei por isso, e sei bem como é complicado fazer esse equilíbrio. No meu caso, eu começava a seguir as tendências achando que seria o caminho mais fácil para crescer. Mas nem sempre funcionou. Uma vez, peguei uma moda de dança que estava bombando. Meu negócio é mais sério, focado em consultoria. Então, aquelas dancinhas não casaram com a minha imagem. O post até teve visualizações, mas o engajamento não foi bom.
O que funcionou melhor foi testar tendências que complementam minha identidade. Por exemplo, eu vi que muitos estavam fazendo vídeos curtos com dicas rápidas. Isso fez sentido pra mim. Tentei, e os feedbacks foram ótimos. As pessoas gostam de dicas práticas, e eu consegui inovar sem sair do meu estilo.
Uma dica que dou é observar. Sabe, ficar de olho no que está rolando, mas com um filtro. Não precisa se jogar de cabeça. O legal é adaptar o que você vê. Se uma tendência de conteúdo poderia encaixar na sua voz, aí vai fundo. E se não funcionar, tudo bem também.
Eu tenho um amigo que, por exemplo, resolveu fazer uma série de histórias com memes relacionados ao negócio dele. Ele sempre teve uma vibe mais formal, mas os memes funcionaram. Ele só teve cuidado pra não extrapolar e acabar ficando caricatural.
Pra mim, vale a pena testar, mas sempre alinhando com quem você já é. Anotei o que funcionou e o que não funcionou nas minhas tentativas. Me ajuda a entender o que pode ser um passo arriscado e o que é só um bom teste. E se você perceber que algo não tá funcionando, não hesite em mudar de volta. O Instagram é um lugar de experimentação, mas o principal é a autenticidade.
No fim, é muito sobre tentar e observar como seu público responde. Não é uma ciência exata, mas a interação deles te dá um norte. E, claro, vai na sua intuição. Boa sorte!