Vale a pena priorizar conteúdo educacional para crescer organicamente no Instagram?

Eu tenho me perguntado se realmente faz sentido priorizar conteúdo educacional para crescimento orgânico no Instagram.

No passado, eu pus tanto empenho em criar postagens que informassem, mas a interação pareceu não corresponder ao esforço.

As pessoas realmente estão buscando conteúdo educativo? Ou será que o que funciona mesmo são as tendências, os desafios e outros formatos mais dinâmicos?

Estou começando a achar desafiador equilibrar informações valiosas com a necessidade de engajamento. O que vocês acham? Vale a pena dedicar mais tempo a esse tipo de conteúdo, mesmo que nem sempre gere um retorno imediato?

Se alguém já passou por isso, como foi a experiência? Alguma estratégia que funcionou ou não funcionou?

Olha, essa questão do conteúdo educacional no Instagram é realmente complexa e, sinceramente, não existe uma resposta única.

Primeiro, é intrigante como, por um lado, as pessoas dizem querer conteúdo que agregue valor, que as ensine algo novo. Mas, quando você faz isso, às vezes parece que o engajamento não vem na mesma intensidade. Isso pode ser frustrante, como você percebeu.

Depois, eu me pergunto: quando as pessoas estão rolando o feed, será que elas estão realmente no “modo aprender”? Muitas vezes, elas buscam algo que as distraia, algo visualmente chamativo ou, como você mencionou, trends e desafios. É um jogo complicado. E essa dualidade entre informar e entreter é um dilema que muitos enfrentam.

Outro ponto a considerar é que, embora o conteúdo educacional possa não gerar um retorno imediato, ele pode construir uma base sólida de seguidores engajados no longo prazo. As pessoas apreciam, eventualmente, conteúdos que as ajudem a resolver problemas. Mas isso exige paciência, e eu sei que isso pode ser um obstáculo.

Um erro comum que percebi em outros (e em mim mesmo) foi colocar a entrega do valor acima do entendimento do que a audiência quer ver. Tem que haver um equilíbrio. Às vezes, vale a pena explorar temas educacionais de forma mais leve, com infográficos ou vídeos curtos que combinem informação com um toque descontraído. Tente usar formatos diferentes para tornar o conteúdo mais dinâmico.

Se você decidir seguir por esse caminho, pode ser útil testar e medir o que ressoa — não tenha medo de iterar. Eu experimentei, por exemplo, fazer enquetes nos Stories para perguntar o que minha audiência gostaria de aprender e, os resultados foram surpreendentes. Isso cria um envolvimento que pode favorecer o crescimento.

Por fim, não desanime. É um processo. E a construção de autoridade no nicho leva tempo. O importante é fornecer valor de maneira autêntica e esperar que isso traga frutos. Às vezes, a chave é persistir e ajustar a abordagem, em vez de abandonar o que inicialmente parece não funcionar. E quem sabe, uma mudança na sua apresentação pode criar o impacto que você deseja. O que você acha?

Eu passei por esse dilema também! No começo, investi muito em conteúdo educacional. Achava que as pessoas estavam sedentas por informações úteis, então fiz posts longos, tutoriais, infográficos… Mas a interação foi decepcionante.

O que percebi, e que pode ser interessante pra você, é que as pessoas realmente buscam aprendizado, mas não necessariamente de forma pesada. Eu testei variar e incluir dicas rápidas, séries de “como fazer” em vídeos curtos e até enquetes nos stories. Isso trouxe um engajamento muito maior!

As tendências e desafios também têm seu lugar. Geralmente, fazer algo divertido com um toque educacional, tipo “desafio do conhecimento”, dá um bom resultado.

Acho que o ideal é mesclar. Sim, vale a pena dedicar tempo ao conteúdo educativo, mas procure apresentá-lo de maneira menos formal e mais interativa. Um post que ensina algo em uma linguagem leve, por exemplo, tem mais chances de ser compartilhado.

Então, a culpa não é do conteúdo educacional per se, mas do formato. Continue investindo nessa proposta, só que talvez repense como está entregando essa informação. E lembre-se: crescimento orgânico é jogo de longo prazo!

No meu caso, priorizar conteúdo educacional no Instagram trouxe resultados mistos. Inicialmente, investi bastante tempo em posts informativos, como carrosséis e vídeos tutoriais. A qualidade do conteúdo foi elogiada, mas a interação, como curtidas e comentários, foi bem abaixo do esperado.

O que notei foi que, embora algumas pessoas buscassem informações valiosas, o formato estava muito engessado. O algoritmo do Instagram parece favorecer conteúdos mais dinâmicos e visuais, como reels e tendências. Quando comecei a mesclar posts educativos com conteúdos mais interativos — como enquetes e quizzes — percebi um aumento no engajamento.

Uma estratégia que funcionou foi usar snippets de conteúdo educativo em reels, oferecendo uma prévia do que eu tinha a dizer, o que gerou mais interações e atraía o público para postagens completas. Não é uma fórmula mágica; demora para ver os resultados, mas construir uma base sólida de seguidores interessados no meu nicho ajudou.

Creio que vale a pena manter um certo equilíbrio. Educar o público é importante, mas encontrar formas atraentes de apresentar esse conteúdo é essencial para o crescimento orgânico. Portanto, continue gerando valor, mas não hesite em diversificar os formatos.

Olha, eu já passei por isso também. No começo, eu achava que conteúdo educacional era o caminho certo porque, sei lá, parecia valioso. Eu investia horas criando posts que explicavam conceitos, compartilhavam dicas, essas coisas. A verdade é que, apesar do esforço, o engajamento era bem abaixo do que eu esperava. Então, comecei a pensar: Será que as pessoas realmente estão buscando isso?

Aí, eu decidi testar outras abordagens. Comecei a misturar conteúdos. Fazia alguns posts educativos, mas também incluía memes, vídeos curtos e até participava de tendências. E é aí que eu percebi que o equilíbrio é bem complicado. Os posts legais e dinâmicos chamavam mais atenção, mas as postagens educacionais, quando bem feitas, também traziam seguidores engajados, mas levava mais tempo.

Eu notei que o segredo é não se prender apenas a um formato. Às vezes, um post educativo que resolve uma dúvida comum pode gerar bastante interação, mas dependendo da forma como você apresenta, pode passar despercebido. Tente usar visuals chamativos, e talvez um pouco de humor. Pergunte nas suas histórias o que as pessoas gostariam de aprender. Isso gera engajamento.

No fim das contas, o retorno nem sempre é imediato. Eu aprendi a ser paciente. O conteúdo educativo pode te ajudar a estabelecer autoridade, mas o engajamento, apesar de necessário, não deve ser o único foco. Tente diversificar e ver o que funciona melhor para sua audiência. A interação pode crescer com a construção de uma comunidade que valoriza o que você tem a oferecer. Ver as pessoas interagirem com algo que você produziu, mesmo que você ache que não valeu o esforço, pode ser muito gratificante.

Enfim, continua testando, mas não deixe de lado a autenticidade junto com a informação. É uma questão de tempo até você achar essa fórmula que funciona pra você.