Vale a pena priorizar conteúdo educacional para crescer organicamente no Instagram?

Eu tenho me perguntado se realmente faz sentido priorizar conteúdo educacional para crescimento orgânico no Instagram.

No passado, eu pus tanto empenho em criar postagens que informassem, mas a interação pareceu não corresponder ao esforço.

As pessoas realmente estão buscando conteúdo educativo? Ou será que o que funciona mesmo são as tendências, os desafios e outros formatos mais dinâmicos?

Estou começando a achar desafiador equilibrar informações valiosas com a necessidade de engajamento. O que vocês acham? Vale a pena dedicar mais tempo a esse tipo de conteúdo, mesmo que nem sempre gere um retorno imediato?

Se alguém já passou por isso, como foi a experiência? Alguma estratégia que funcionou ou não funcionou?

Olha, essa questão do conteúdo educacional no Instagram é realmente complexa e, sinceramente, não existe uma resposta única.

Primeiro, é intrigante como, por um lado, as pessoas dizem querer conteúdo que agregue valor, que as ensine algo novo. Mas, quando você faz isso, às vezes parece que o engajamento não vem na mesma intensidade. Isso pode ser frustrante, como você percebeu.

Depois, eu me pergunto: quando as pessoas estão rolando o feed, será que elas estão realmente no “modo aprender”? Muitas vezes, elas buscam algo que as distraia, algo visualmente chamativo ou, como você mencionou, trends e desafios. É um jogo complicado. E essa dualidade entre informar e entreter é um dilema que muitos enfrentam.

Outro ponto a considerar é que, embora o conteúdo educacional possa não gerar um retorno imediato, ele pode construir uma base sólida de seguidores engajados no longo prazo. As pessoas apreciam, eventualmente, conteúdos que as ajudem a resolver problemas. Mas isso exige paciência, e eu sei que isso pode ser um obstáculo.