Olha, essa questão do conteúdo educacional no Instagram é realmente complexa e, sinceramente, não existe uma resposta única.
Primeiro, é intrigante como, por um lado, as pessoas dizem querer conteúdo que agregue valor, que as ensine algo novo. Mas, quando você faz isso, às vezes parece que o engajamento não vem na mesma intensidade. Isso pode ser frustrante, como você percebeu.
Depois, eu me pergunto: quando as pessoas estão rolando o feed, será que elas estão realmente no “modo aprender”? Muitas vezes, elas buscam algo que as distraia, algo visualmente chamativo ou, como você mencionou, trends e desafios. É um jogo complicado. E essa dualidade entre informar e entreter é um dilema que muitos enfrentam.
Outro ponto a considerar é que, embora o conteúdo educacional possa não gerar um retorno imediato, ele pode construir uma base sólida de seguidores engajados no longo prazo. As pessoas apreciam, eventualmente, conteúdos que as ajudem a resolver problemas. Mas isso exige paciência, e eu sei que isso pode ser um obstáculo.
Um erro comum que percebi em outros (e em mim mesmo) foi colocar a entrega do valor acima do entendimento do que a audiência quer ver. Tem que haver um equilíbrio. Às vezes, vale a pena explorar temas educacionais de forma mais leve, com infográficos ou vídeos curtos que combinem informação com um toque descontraído. Tente usar formatos diferentes para tornar o conteúdo mais dinâmico.
Se você decidir seguir por esse caminho, pode ser útil testar e medir o que ressoa — não tenha medo de iterar. Eu experimentei, por exemplo, fazer enquetes nos Stories para perguntar o que minha audiência gostaria de aprender e, os resultados foram surpreendentes. Isso cria um envolvimento que pode favorecer o crescimento.
Por fim, não desanime. É um processo. E a construção de autoridade no nicho leva tempo. O importante é fornecer valor de maneira autêntica e esperar que isso traga frutos. Às vezes, a chave é persistir e ajustar a abordagem, em vez de abandonar o que inicialmente parece não funcionar. E quem sabe, uma mudança na sua apresentação pode criar o impacto que você deseja. O que você acha?