Oi! Então, eu tenho uma experiência um pouco parecida e posso compartilhar como foi comigo.
No meu caso, eu comecei a pedir feedback dos meus clientes com bastante regularidade. Coloquei enquetes nos Stories e fiz posts pedindo a opinião deles sobre produtos e serviços. No começo, tava bem inseguro. Fui pensando: “E se ninguém responder? E se eu deixar eles desconfortáveis?” Mas decidi arriscar mesmo assim.
O que funcionou bem pra mim foi criar um ambiente de diálogo. Quando comecei a pedir feedback de forma mais casual, como: “O que vocês acham disso?” ou “Tem alguma coisa que vocês gostariam de ver mais por aqui?”, as pessoas se sentiram mais à vontade pra responder. E, gente, acreditem, teve muita gente que participou!
Conforme fui interagindo mais, percebi que as pessoas gostam de ser ouvidas. Além disso, quando alguém fazia uma sugestão ou crítica construtiva, eu respondia diretamente, mostrando que valorizava a opinião deles. Isso ajudou a fidelizar alguns clientes, porque eles viam que eu realmente estava disposto a ouvir e adaptar o que oferecia.
Mas, claro, nem tudo foi perfeito. Tive algumas respostas bem vagas, e algumas pessoas não sabiam exatamente o que dizer. Em especial nas enquetes, tinha vezes que as opções não faziam sentido pra eles ou eram muito limitadas. Aprendi que é legal dar um espaço aberto, tipo “Deixe sua sugestão nos comentários!” ao invés de só enquetes.
Outra coisa que não funcionou foi pedir feedback demais. Eu percebi que as pessoas podem ficar cansadas de responder. Então, intercalar com conteúdo informativo e divertido ajudou a manter o público engajado sem deixá-los sobrecarregados.
Concluindo, vale muito a pena pedir feedback, desde que você faça isso de forma que pareça natural. Não é um tiro no escuro, é mais sobre abrir um canal. E, sim, tenha paciência. Os resultados não aparecem do dia pra noite, mas, com o tempo, você vai ver que essa conexão gera mais fidelidade.
Espero que isso ajude! Boa sorte!