No meu caso, passar por uma mudança na forma como comuniquei minha mensagem no Instagram fez uma diferença significativa. Inicialmente, eu seguia uma abordagem muito rígida, focando apenas em um tipo específico de conteúdo que parecia funcionar bem por um tempo. No entanto, com o passar dos meses, percebi que meu engajamento estava estagnado e eu não estava verdadeiramente expressando o que vivia ou aprendia.
Decidi experimentar uma nova promessa, que refletisse melhor minha jornada e o que estava aprendendo. Para isso, elaborei um planejamento de conteúdo, onde diferenciei os temas e as abordagens, sempre mantendo a autenticidade como base. Optei por mesclar conteúdos que mostrem não apenas o que eu ofereço, mas também aspectos do meu dia a dia, desafios e aprendizados, que tornaram a comunicação mais próxima e humana.
No início, houve certo receio. Mudar a mensagem pode parecer arriscado, principalmente quando já se tem um reconhecimento estabelecido. Havia um medo de alienar os seguidores que já estavam acostumados com a antiga proposta. Contudo, o que percebi foi que, ao adotar uma comunicação mais integrada, consegui atrair tanto o público antigo quanto novos seguidores que se identificaram com a minha nova abordagem.
Um detalhe importante foi a forma como coletei feedback. Eu comecei a interagir mais com os seguidores, perguntando diretamente o que eles gostariam de ver ou ouvir. Essa abertura não apenas me ajudou a ajustar a nova promessa, mas também a criar um senso de comunidade. Organizar enquetes e conversar nos stories fez com que meu público se sentisse parte do processo, o que facilitou a aceitação da nova proposta.
No entanto, nem tudo foi fácil. Houve alguns momentos em que recebi críticas sobre as mudanças, e isso me fez refletir se estava indo na direção certa. Acredito que é fundamental estar aberto a feedbacks, mas também confiar no que ressoa com você. Se a nova proposta vier de um espaço de autenticidade, é mais provável que encontre ressonância entre seus seguidores.
O equilíbrio entre a essência do que somos e o que o público procura realmente existe, mas ele exige um compromisso constante com a comunicação clara e autêntica. Para mim, o esforço de reaproximação valeu a pena. No final, essa autêntica conexão gerou não apenas mais engajamento, mas um fortalecimento real do meu relacionamento com o público.
Portanto, não hesite em fazer mudanças, mas sempre com uma abordagem estratégica e conectada ao que você realmente deseja transmitir. As transformações podem ser um caminho para novas oportunidades.