Vale a pena mostrar a evolução do design da minha marca no Instagram?

Estou tentando decidir se devo ou não mostrar a evolução do design da minha marca no Instagram.

Eu tenho algumas postagens de antigas versões do logo, cores, até mesmo exemplos de quando comecei e as mudanças que fiz. Meio que serve como uma linha do tempo, sabe? Eu acho que poderia ser interessante, mas não sei se isso realmente vai engajar meu público.

Às vezes fico pensando, será que as pessoas se importam com isto? Tipo, elas querem ver como uma marca muda ou preferem o que já está ali pronto? Além disso, tenho medo de que, ao compartilhar essas evoluções, pareça que eu não sabia o que estava fazendo antes.

Por outro lado, poderia mostrar meu processo criativo. Mostrar que estou atualizado e sempre buscando melhorar, mas… e se o resultado não for tão positivo? Alguém já passou por isso?

Vale a pena arriscar e expor a evolução do design? Ou isso pode afastar potenciais clientes? O que vocês acham?

Olha, eu passei por uma situação bem parecida quando comecei a pensar em como compartilhar a evolução da minha marca no Instagram. No começo, eu tinha essa mesma dúvida: será que as pessoas realmente se importam? E a preocupação de mostrar um design passado que não era legal, isso me deixou com um pé atrás.

A primeira coisa que eu fiz foi testar. Comecei a postar algumas imagens antigas do meu logo e os designs que tinha usado. Em vez de simplesmente mostrar as mudanças, eu contei um pouco da história por trás de cada versão. Coisas como “Esse logo foi criado quando eu estava começando e não tinha nem ideia de onde iria” ou “Aqui eu testei essa cor, que realmente não funcionou”.

O que eu percebi é que as pessoas, na verdade, se conectam com a história. Elas querem ver a jornada, a evolução. E, sim, você pode mostrar que aprendeu e que está em constante aprimoramento. Isso mostra humano, sabe? Mas, claro, nem tudo foi um mar de rosas. Tive uma ou duas postagens que não engajaram muito, mas na maioria das vezes, as respostas foram positivas. As mensagens que recebia eram do tipo: “Que legal ver seu progresso!” ou “Incrível como você evoluiu”.

Uma das melhores coisas que fiz foi interagir com o público. Perguntei a eles o que achavam das mudanças. O feedback foi bem valioso. Às vezes, o que você acha que não funciona, para outros pode ser incrível.

Por outro lado, eu evitei postar algo que ainda não estivesse contente. Se o design é uma coisa que você quer mostrar, que tal fazer isso com um olho crítico? Mostrar até os erros, sabe? Muitas vezes, os pequenos erros são super interessantes pra quem está acompanhando.

No fim das contas, eu decidi que vale a pena mostrar essa evolução. Pode ser um pouco assustador, mas, ao mesmo tempo, é uma forma de engajar e humanizar a marca. Não se preocupe muito com o que os outros vão pensar, porque, no fundo, é sobre ser autêntico e sincero na sua jornada. Boa sorte!