Vale a pena monitorar a frequência de interações nos comentários?

Oi, pessoal!

Recentemente, venho me perguntando se faz sentido mesmo ficar de olho na frequência das interações nos comentários das minhas postagens.

Eu sou um pouco novo nesse universo do Instagram e gostaria de entender se monitorar isso pode trazer algum benefício real.

Tipo, vale a pena fazer esse acompanhamento ou é melhor focar em outras métricas? Alguém já teve alguma experiência com isso?

Estou curioso pra saber como isso pode impactar o alcance ou o engajamento do meu perfil.

O que vocês acham?

No meu caso, monitorar a frequência de interações nos comentários realmente trouxe alguns insights valiosos, mas não é a única métrica que deve ser priorizada. Eu costumava focar apenas em curtidas e seguidores, mas percebi que os comentários são um indicativo mais forte de engajamento real.

Quando comecei a acompanhar quantos comentários recebia, percebi que postagens que geravam mais discussões nos comentários também tinham melhor desempenho em alcance. Minha conclusão é que o Instagram tende a favorecer esse tipo de interação. Porém, eu não ficaria obcecado por isso. O conteúdo ainda precisa ter qualidade e ser relevante para o público.

O que não funcionou foi se concentrar demais em tentar “empurrar” comentários. Estava sempre fazendo perguntas e chamadas para ação nos meus posts, mas isso não gerou uma conversa real. As interações fluiam melhor quando eu simplesmente compartilhava conteúdo que ressoava com meu público.

Em resumo, monitorar comentários é útil, mas mantenha o foco em criar um conteúdo autêntico e relevante. Isso trará interações naturais e, consequentemente, melhor alcance.