Olha, eu já passei por essa situação e entendo bem o seu dilema. Quando o meu negócio começou a crescer, as mensagens no Direct começaram a tomar um tempo que eu não tinha. E aí, foi uma verdadeira balança entre atender o público e administrar as demandas.
No começo, eu tentei responder todo mundo. Achava que era super importante estar sempre disponível. Mas adivinha? Isso começou a atrapalhar meu foco em outras partes do negócio. Comecei a me sentir pressionado, e aí a qualidade do atendimento caiu. Eu respondia às mensagens, mas não tinha tempo pra pensar nas postagens, nas vendas, nas finanças… Enfim, tudo ficou meio bagunçado.
Depois de refletir, decidi estabelecer prioridades. Eu comecei a segmentar as mensagens. Se eram perguntas frequentes ou comuns, eu criei um banco de respostas rápidas. Isso me ajudou a responder perguntas sem me distrair muito. Assim, eu só parava para responder mensagens mais específicas ou que me pareciam realmente importantes.
Outra coisa que funcionou bem foi definir horários específicos para olhar o Direct. Em vez de abrir toda hora e ficar perdido, eu agendava 30 minutos por dia só para isso. Aumentei a eficiência desse jeito, e ainda consegui manter a conexão com o público.
Por fim, eu também procurei ser transparente nas minhas postagens. Comecei a falar sobre como a carga de trabalho estava intensa e que, às vezes, poderia demorar a responder. O pessoal geralmente compreende – afinal, todo mundo sabe como é isso, não é?
Resumindo, vale a pena atender, mas com estratégia. Teste o que funciona pra você. Seja rotinas, respostas rápidas ou transparência. E não esqueça: seu negócio precisa de você em outras áreas também. Se sentir que tá muito pesado, dá um passo pra trás e ajusta suas prioridades. Boa sorte!