Vale a pena investir mais em vídeos para engajamento?

Oi, pessoal!

Estive pensando sobre a estratégia de conteúdo no Instagram e queria saber a opinião de vocês.

Ultimamente, tenho notado que vídeos têm gerado muito mais engajamento. Mas será que vale realmente investir mais tempo e recursos nisso?

Já ouvi algumas pessoas dizendo que o formato de vídeo está bombando, mas na prática, estou um pouco inseguro.

O que vocês acham? Vale a pena focar mais em vídeos agora? Alguma experiência para compartilhar?

Resumindo: sim, vale a pena investir mais em vídeos. O engajamento está lá em cima.

Os reels, por exemplo, têm um alcance enorme e ajudam a alcançar novas audiências. Video é dinâmico, captura atenção rápido. Além disso, a plataforma realmente está priorizando conteúdos em vídeo.

Mas cuidado! É importante manter a autenticidade; não é só sobre o que tá na moda. Se seus vídeos refletem seu estilo e sua marca, vai funcionar melhor. Use criatividade, busque inspiração, não tenha medo de experimentar. E lembre-se: consistência é chave!

Oi! Sua dúvida é super válida e bem comum entre quem está tentando crescer no Instagram. No meu caso, eu passei por uma fase em que relutava bastante em usar vídeos. Sempre preferi fotos e postagens estáticas, porque era o que eu conhecia e me sentia confortável. Mas, com o tempo, comecei a perceber que a maioria das contas que segui, mesmo aquelas que eu admirava, estavam investindo bastante em vídeos.

Então, decidi arriscar. Comecei com Reels, porque eles estavam entrando em alta e, na teoria, apresentavam um potencial maior de alcançar novas pessoas. A primeira coisa que notei? O engajamento realmente aumentou, e isso foi um pouco surpreendente. Minha taxa de interação em vídeos quase dobrou em relação às minhas postagens de imagem.

No entanto, nem tudo foi um mar de rosas. Eu percebi que demorei um bom tempo para me adaptar ao formato. No começo, os vídeos que gravei foram bem simples e até meio “crus”. A edição, a escolha da música, a iluminação… tudo isso faz uma diferença danada. Além disso, criei um bloqueio inicial em relação a mostrar meu rosto. Só fui perceber que os vídeos mais autênticos, aqueles onde eu mostrava quem eu realmente sou, começaram a gerar mais conexão com meu público.

Mas, e aqui está a parte curiosa, não foi um crescimento linear. Tive vídeos que bombaram e outros que não engajaram quase nada. Isso me fez refletir sobre a importância de testar conteúdos diferentes e não desistir se um vídeo específico não performar bem. O que funciona pra um público pode não funcionar para outro. Então, essa ideia de “um tamanho serve para todos” é muito frágil.

Acho que uma abordagem que funcionou pra mim foi misturar os formatos. Eu ainda uso fotos e carrosséis, mas agora coloco um bom foco em vídeos. Fui mais estratégico, fazendo conteúdos que realmente tornam a experiência mais rica para quem me segue. E uma coisa que tenho certeza: vídeos que contam uma história ou que trazem um valor real, seja educando ou entretendo, sempre se destacam.

Se você está pensando em investir mais em vídeos, talvez valha a pena começar pequeno. Testar e ver o que ressoa com seu público. Não precisa ser uma transformação radical. Frequentemente, um vídeo bem feito em meio a um feed de fotos ainda pode ser muito impactante. E, quem sabe, você acaba surpreendendo a si mesmo e descobrindo um novo jeito de se conectar com as pessoas que te seguem.

Bom, essa é a minha experiência até agora. Espero que ajude, mesmo que sejam só algumas reflexões.