Oi! Então, eu já passei por essa dúvida e investi em algumas plataformas de design para melhorar a estética do meu Instagram. No meu caso, o Canva e o Adobe Spark foram bem úteis.
Uma coisa que funcionou bastante foi criar um “template” para manter uma identidade visual. Isso deu uma coesão para o meu feed que, eu percebo, ajuda a criar um impacto logo de cara. As pessoas parecem prestar mais atenção em perfis que têm essa uniformidade. O detalhe é que não adianta apenas ter um design bonito; a mensagem precisa ser relevante.
Por outro lado, eu também percebi que, por mais que uma boa apresentação atraia olhares, não é tudo. Tive momentos em que gastava muito tempo pensando no design e acabava negligenciando o conteúdo. A receita ideal, para mim, foi equilibrar os dois. E, às vezes, postar algo mais simples, mas autêntico, gerou mais engajamento do que uma arte super elaborada.
Um ponto a considerar é a curva de aprendizado. No começo, me perdi um pouco nas ferramentas e acabava demorando mais do que esperava. Então, se você decidir investir, talvez valha a pena dedicar um tempo para se familiarizar com as funcionalidades.
Sobre o crescimento, não senti uma diferença drástica só por causa dos designs. Pode ser sutil, mas acho que é um processo cumulativo. O que realmente fez diferença foi estar presente, interagir com seguidores e postar consistentemente, mesmo que não estivesse com a arte perfeita.
Espero que ajude! No fim das contas, é um investimento que pode valer a pena se for parte de uma estratégia mais ampla, mas também é sobre como você se sente em relação às suas postagens. Boa sorte!