Oi! Eu passei por esse dilema também, e vou compartilhar o que funcionou e o que não funcionou pra mim.
Investir em hierarquia visual realmente vale a pena. Quando comecei a criar carrosséis educativos, eu focava só no conteúdo, mas percebi que a forma como apresentamos essa informação pode fazer toda a diferença. Uma boa hierarquia visual ajuda a guiar a atenção do leitor e a manter o interesse.
Por exemplo, eu testei usar cores diferentes e tamanhos de fonte para destacar pontos-chave, e notei que isso aumentou a retenção. As pessoas tendem a parar e ler mais quando enxergam algo que se destaca. Mas, ao mesmo tempo, não exagere. Se você usar muitas cores e fontes, acaba criando confusão. O ideal é manter uma paleta de cores coesa e limitar o número de fontes.
Sobre o equilíbrio entre design e mensagem, é um desafio! Eu falo isso por experiência. Por um tempo, eu me preocupei tanto com o visual que acabei deixando a mensagem um pouco de lado. É crucial que o design complemente a informação, não ofusque. Sempre busquei maneiras de integrar os dois. Uma abordagem que funcionou pra mim foi começar com um slide que introduzia a mensagem e, em seguida, usar os slides seguintes pra explorar detalhes com uma hierarquia clara. Isso mantém a clareza enquanto engaja visualmente.
E quanto à sua dúvida sobre “menos é mais”, eu diria que sim, isso se aplica! Em alguns dos meus testes, optei por designs mais simples e, surpreendentemente, o desempenho foi bem melhor. O foco acabou sendo no conteúdo, e isso gerou um engajamento maior. Os seguidores tendem a valorizar carrosséis que são diretos e fáceis de entender.
Então, resumindo: vale a pena investir sim na hierarquia visual, mas sempre com equilíbrio. Não sobrecarregue, mantenha a mensagem clara e use o design como um suporte, não como o principal atrativo. Espero que isso ajude! Boa sorte com seus carrosséis!