Cara, essa é uma pergunta bem pertinente e que eu também me fiz no passado. Eu sempre pensei na questão do visual e como ele impacta na comunicação, especialmente nas redes sociais.
No meu caso, eu comecei a usar gráficos e infográficos para explicar conceitos mais complexos da minha área. O que eu notei foi que, inicialmente, o engajamento aumentou. Acho que a maioria das pessoas se sente atraída por algo visual, e isso pode funcionar, sim. Mas, por outro lado, não é só sobre ter um gráfico bonito. Sabe, a clareza é crucial. Já passei por situações em que criei gráficos que pareciam ótimos, mas falhavam em transmitir a mensagem correta. Isso gerou confusão em vez de clareza. Então, o cuidado com a informação é fundamental.
Outra coisa que percebi foi a questão do tempo e do custo. Produzir um gráfico de qualidade exige um investimento, seja em ferramentas ou em contratar alguém. Em algumas fases, eu tentei fazer tudo sozinho e acabei gastando muito tempo nisso. O que me fez refletir: é realmente isso que vale a pena? Às vezes, um post mais simples, mas autêntico, engajava mais do que algo muito elaborado.
E quando falo de ressonância com o público, aí a coisa fica mais delicada. No começo, eu pensava que qualquer gráfico educativo seria bem recebido. Mas, conforme fui acompanhando o feedback, percebi que o que funciona para um nicho pode não funcionar para outro. Aqui, conhecer seu público é essencial. Realmente vale a pena fazer pesquisa e entender o que eles valorizam.
Por fim, o que eu acho é que não adianta jogar gráficos bonitos na sua página sem uma estratégia. Se decidir investir, faça isso de forma consciente, com gráficos que tenham propósito, que realmente ajudem a educar e esclarecer. Às vezes, uma história bem contada em um formato simples pode ser tão ou mais eficaz do que um gráfico super elaborado.
No fim das contas, pode sim valer a pena, mas é preciso testar e adaptar. Como em tudo, estratégia e conexão com o público são chave. Espero que isso ajude!