Investir em ferramentas de design para infoprodutores pode ser, sem dúvida, uma boa decisão, e estou falando por experiência própria. Quando comecei a criar conteúdo visual para o meu perfil no Instagram, percebi rapidamente que gráficos de qualidade poderiam fazer uma enorme diferença no engajamento. Inicialmente, eu usava apenas os aplicativos básicos do celular e o resultado era, no mínimo, limitado.
Decidi experimentar o Canva e, para mim, foi um divisor de águas. A interface é intuitiva, o que certamente ajudou na minha curva de aprendizado. Comecei a explorar templates já prontos, que tornaram o processo de criação muito mais rápido e menos estressante. Uma funcionalidade que realmente me ajudou foram os elementos gráficos e ícones disponíveis, que permitiram que mesclasse texto com imagens de maneira harmoniosa e atraente.
Por outro lado, ao utilizar ferramentas mais avançadas, como o Adobe Spark, passei a ter acesso a recursos adicionais como animações e vídeos curtos, que podem realmente capturar a atenção do público. No entanto, a curva de aprendizado é um pouco mais longa, e nem sempre valeu o esforço quando eu precisava de algo rápido.
O que não funcionou tão bem para mim foi a tentativa de usar muitos efeitos e técnicas de edição complicadas em cada post. Isso acabou tornando os conteúdos excessivamente polidos, o que não ressoava com o meu público. Aprendi que a simplicidade muitas vezes gera um engajamento maior. No final das contas, o uso de ferramentas de design deve ser focado em manter a identidade visual e a mensagem clara.
Conclusando, eu diria que, se você sentir que não está à altura de criar conteúdos visuais atrativos de forma consistente, vale a pena investir em ferramentas de design. O retorno pode aparecer com tempo, principalmente se você focar em criar uma identidade visual coesa. Priorize a praticidade e o que melhor se adapta ao seu estilo e ao seu público.