Oi! Olha, essa pergunta é bem interessante e é algo que muitos de nós já enfrentamos. A questão do design para os CTAs realmente faz você refletir.
Do ponto de vista da experiência pessoal, eu diria que sim, investir em design pode fazer diferença, mas não é uma solução mágica. No passado, eu também fui resistente a isso. Pensava: “O que realmente muda?” Mas, quando comecei a fazer alguns ajustes visuais, percebi um aumento nos cliques. Não foi uma transformação drástica, mas pequenas mudanças fazem a diferença.
O que acontece é que, no Instagram, a concorrência é acirrada. A maioria das pessoas rola o feed de forma rápida, e um visual atraente pode, talvez, capturar a atenção por um segundo a mais. Já vi perfis que, mesmo sem um design super elaborado, têm uma estética coerente — e isso, de fato, ajuda. Um layout consistente cria uma identidade que as pessoas reconhecem.
Dificuldades? Ah, claro. Muitas vezes, o que parece “legal” para você pode não ressoar com o seu público. E um erro comum é gastar muito dinheiro sem entender bem quem é o seu público-alvo. O que funciona para um nicho pode não funcionar para outro. É um processo de tentativa e erro.
E tem também a questão do tempo. Criar designs pode ser demorado, e se você não tem essa habilidade, o investimento em um designer pode ser necessário. Mas aí vem o desafio: você realmente consegue medir o retorno? Não é um caminho rápido, e as métricas nem sempre são claras. Você pode ver um aumento no engajamento, mas isso se traduz em conversões? Às vezes, é difícil conectar os pontos.
Enfim, investir em design pode sim ajudar a destacar seus CTAs, mas é bom ter em mente que isso é apenas uma parte do quebra-cabeça. Mantenha a clareza, teste, e talvez vá fazendo esses upgrades aos poucos. Quem sabe, certo? Boa sorte!