Oi, pessoal!
Estou aqui pensando se vale a pena investir em conteúdo exclusivo pra reter novos seguidores. Já tentei algumas coisas, mas não sinto que estou conseguindo o engajamento que gostaria.
Tô na dúvida se é melhor focar em conteúdos mais abrangentes ou se realmente conteúdo exclusivo faz a diferença. Alguma sugestão sobre isso?
E, claro, quem já testou, conta sua experiência! O que funcionou e o que não funcionou?
Agradeço demais!
Oi! Eu já passei por essa dúvida e posso compartilhar como foi a minha experiência.
No começo, eu fiz algumas postagens bem gerais. Muitas dicas, conteúdos que todo mundo poderia achar em qualquer lugar. O resultado? Engajamento bem morno. Então, decidi tentar conteúdo exclusivo: coisas como tutoriais, dicas que só quem segue meu perfil receberia, e até pequenos e-books.
O que funcionou?
-
Séries de Postagens: Montei uma série em que cada post era uma parte de um tema maior. Isso criou expectativa nos seguidores. Eles começavam a ansiar pelo próximo post, e o engajamento subiu bem.
-
Enquetes e Perguntas: Eu usei bastante as Stories para interagir, fazendo enquetes e perguntas. Isso fez com que os seguidores se sentissem parte da construção do conteúdo. Uma das enquetes foi sobre qual tema eles queriam ver a seguir. Surpreendente como essa participação ativa ajudou a fixar as pessoas no meu perfil.
-
Conteúdo Visual: Comecei a investir mais em gráfico e design. Ao contrário do que achava, um bom visual ajuda bastante na retenção. Posts polidos fazem a diferença.
O que não funcionou?
-
Tentativas de Conteúdo Exclusivo Sem Planejamento: Eu fiz um vídeo de uma hora “exclusivo” que ninguém assistiu. O problema era que o formato era muito longo e, sinceramente, meio chatinho. Mais tarde, percebi que conteúdo exclusivo precisa ser dinâmico, e não só mais longo.
-
Ignorar o Feedback: A princípio, eu não perguntava o que as pessoas achavam do conteúdo. Depois de perceber que algumas postagens não empolgaram, passei a solicitar feedback. Isso melhorou muito a qualidade do que eu estava produzindo.
-
Exclusividade Sem Valor: Algumas vezes, fiz postagens que eram “exclusivas”, mas honestamente não agregavam valor. Isso foi um tiro no pé, pois os seguidores sentiam que não faziam sentido e acabavam perdendo o interesse.
Agora, sobre a sua pergunta: vale a pena investir? No meu caso, sim. Descobri que conteúdo exclusivo, quando bem feito e planejado, realmente retém e engaja. Claro que o caminho é longo, e não existe fórmula mágica. O importante é acompanhar o que ressoa com seu público e se adaptar.
Espero que isso ajude! Boa sorte na sua jornada!