Nos últimos meses, tenho observado o desempenho do meu perfil no Instagram e notei uma queda no engajamento.
Estou considerando diversificar meu conteúdo e incluir postagens educativas para aumentar o valor percebido e atrair mais seguidores.
Gostaria de saber se vale a pena realmente investir tempo e recursos nessa estratégia. Existem dados que comprovem a eficácia do conteúdo educativo para pequenos negócios? Quais tipos de postagens têm se mostrado mais eficazes nesse sentido?
No meu caso, investir em conteúdo educativo no Instagram trouxe resultados mistos. Tive um aumento no engajamento ao introduzir dicas e tutoriais voltados para o meu nicho, mas essa estratégia exige planejamento e constância.
Quando comecei a criar conteúdos educativos, como gráficos informativos e vídeos curtos com dicas práticas, notei um leve aumento no número de seguidores e engajamento. No entanto, não foi uma solução mágica. O que funcionou melhor foram infográficos e vídeos curtos, que são mais consumíveis e compartilháveis.
Por outro lado, postagens muito longas ou complexas não geraram engajamento. O público tende a preferir informações diretas e de fácil compreensão. No geral, conteúdo que resolve problemas específicos ou responde a perguntas frequentes do meu público teve um desempenho melhor.
A eficácia do conteúdo educativo pode variar. Em alguns nichos, ele realmente ajuda a criar autoridade e conexão com os seguidores, mas o sucesso depende também de como você promove essas postagens e do seu nicho de atuação. Portanto, vale a pena testar, mas esteja preparado para ajustar a estratégia conforme as reações do seu público.
Resumindo: sim, vale a pena investir em conteúdo educativo. Muitas marcas que fazem isso veem um aumento no engajamento. Os seguidores gostam de aprender algo novo. É um jeito de agregar valor, sabe?
Postagens que funcionam bem são tutoriais, infográficos e dicas práticas. Vídeos curtos também atraem atenção. Além disso, as pessoas compartilham esse tipo de conteúdo, aumentando o alcance.
É uma estratégia que pode demorar a mostrar resultados, mas, se feita com consistência, costuma dar frutos. Só não esquece de analisar os dados, ver o que ressoa. É um caminho, mas tem que ser o seu.