Vale a pena investir em conteúdo educacional para vender produtos físicos?

Oi, pessoal.

Estou nessa fase de pensar em como usar o Instagram pra vender meus produtos físicos. Tenho lido muito sobre estratégias e tal. E daí surgiu uma dúvida que tá me intrigando.

Vocês acham que realmente vale a pena investir em conteúdo educacional? Tipo, postar dicas, tutoriais ou qualquer coisa que ensine algo relacionado aos produtos que vendo?

Já ouvi algumas pessoas falando que isso traz engajamento, mas fico pensando se não é só mais uma ideia que não vai pra lugar nenhum.

Sei que é importante conectar com as pessoas, mas será que isso também ajuda a vender? Ou só ajuda a criar um público, sei lá… Queria saber se alguém já tentou e como funcionou pra vocês.

Obrigada!

Oi! Então, já passei por essa mesma dúvida. Comecei a vender produtos físicos e tinha essa ideia de que só postar foto do produto ia ser suficiente, mas a verdade é que não foi bem assim.

Lembro que, há uns meses, lancei uma série de posts educacionais. Tipo, o que você pode fazer com o produto, como usá-lo, dicas de cuidados, sabe? No começo, foi meio desestimulante. As pessoas estavam mais interessadas em ver as fotos bonitinhas do que aprender alguma coisa. Mas, depois de um tempo, começaram a interagir mais. O engajamento aumentou e a galera começou a se sentir mais conectada. Tinha comentários, perguntas… Até mensagens diretas.

O que funcionou pra mim foi mostrar o valor real do que eu vendia. Quando você ensina algo, dá um propósito pro seu produto. As pessoas começaram a ver que não era só um objeto, mas uma solução pra um problema ou uma ajuda em alguma tarefa. Isso, de certa forma, acaba levando à compra, porque se sentem mais seguras.

Mas o lado ruim é que leva tempo. Não é uma mágica. Demorou um tempinho pra ver resultados efetivos nas vendas. E tem dias que uma dica não gera muita interação. Às vezes, parece que a gente tá falando pra parede. Já passei por isso também. É frustante.

Resumindo: no meu caso, investir em conteúdo educacional valeu a pena sim. Mas paciencia é chave. Não dá pra esperar um boom de vendas da noite pro dia. É um processo. E é preciso estar disposto a experimentar, testar o que funciona melhor com seu público. E isso, com certeza, vai engajar e ajudar nas vendas, mas deve ser um complemento a outras estratégias, não a única.

É isso! Espero que ajude!

Olá!

No meu caso, investir em conteúdo educacional no Instagram teve um impacto significativo nas minhas vendas de produtos físicos. Eu estava cético no início, pensando que poderia perder tempo criando tutoriais e dicas, mas decidi dar uma chance e os resultados começaram a aparecer.

Comecei compartilhando posts que ensinavam sobre o uso e os benefícios dos meus produtos. Por exemplo, eu vendia itens de decoração e fiz uma série de vídeos mostrando como estilizar diferentes ambientes. Essa abordagem ajudou a aumentar o engajamento, pois as pessoas gostam de aprender coisas novas e ver como um produto pode ser incorporado em suas vidas.

No entanto, é importante destacar que o engajamento nem sempre se traduz diretamente em vendas. Houve um período em que eu postava dicas regularmente, mas ainda não via uma mudança brusca nas compras. O que realmente fez a diferença foi aliar o conteúdo educacional com chamadas para a ação diretas, como links na bio e promoções especiais. Isso ajudou a converter seguidores em clientes.

Um ponto que eu precisaria ressaltar é o ritmo e a consistência. No início, eu não postava com frequência suficiente, e, por isso, perdi parte da conexão com o público. Depois que comecei a criar um calendário editorial, onde equilibrei conteúdo educacional e promoções dos produtos, percebi que mantive o interesse e a interação.

Por outro lado, eu também cometi o erro de focar demais na produção de conteúdo de qualidade a ponto de me distrair das vendas diretas. É fundamental encontrar um equilíbrio entre educar e converter. Um conteúdo altamente educacional pode gerar uma audiência grande, mas essa audiência precisa de incentivo para se transformar em consumidores.

Em resumo, vale sim a pena investir em conteúdo educacional, desde que você mantenha um foco claro em como isso pode estar ligado às suas vendas. É um processo que demanda tempo e ajuste, mas os resultados podem ser compensadores. Espero que isso ajude!