Olha, essa é uma questão bem válida e, pensando sobre isso, eu acho que tem seus prós e contras. Incentivar seguidores a marcarem amigos pode realmente expandir o alcance, e sim, o algoritmo tende a favorecer perfis que geram mais interações. Mas, como você bem apontou, a eficácia dessa estratégia pode variar bastante, principalmente para pequenos negócios e profissionais liberais.
No passado, eu tentei algumas abordagens semelhantes, e percebi que não é tão simples. Às vezes, as pessoas realmente não respondem às chamadas. Você pode acabar parecendo insistente ou, como você disse, até forçado. Algumas táticas funcionam bem, tipo criar conteúdos que naturalmente convidem à marcação, como perguntas ou desafios, mas sempre com um toque genuíno. O que é um desafio, porque, mesmo com boas intenções, pode ficar um pouco… vazio.
Uma outra reflexão é sobre a comunidade. É incrível quando você vê as pessoas se engajando de forma orgânica, e isso não vem só da pressão por marcações. Como você pode criar algo que as pessoas simplesmente queiram compartilhar? Às vezes, uma promoção, um sorteio ou um conteúdo exclusivo acaba gerando mais interesse e marcações do que apenas pedir.
Claro, também tem o risco de que, se as pessoas não se sentirem parte do que você está construindo, elas não vão querer marcar amigos. E essa conexão é tão essencial, né? Então, talvez o que ajude seja focar mais na construção de um relacionamento com seu público. Se eles se sentirem valorosos e engajados, as marcações vão surgir naturalmente.
Então, é isso, eu diria que vale a pena experimentar, mas com cuidado. Ajustar o tom, o conteúdo e sempre ficar atento às respostas que você recebe pode fazer toda a diferença. E, claro, tenha paciência; nada acontece da noite para o dia. O que você acha? Alguma dessas ideias ressoam com o que você já viu?