Quando comecei a desenvolver minha presença no Instagram, eu também me deixei levar pela contagem de curtidas e seguidores, acreditando que esses números eram a chave para o sucesso. No entanto, ao longo do tempo, percebi que a qualidade do engajamento é muito mais importante do que apenas números.
Inicialmente, priorizei o aumento de seguidores de forma quase obsessiva. Utilizei várias estratégias para isso — como fazer parcerias e participar de sorteios. Embora isso tenha me proporcionado um aumento considerável no número de seguidores, notei que muitos deles não estavam realmente interessados no meu conteúdo ou no que eu oferecia. Assim, o resultado foi um engajamento baixíssimo nas minhas postagens, o que não ajudava em nada no crescimento do meu negócio.
Com o tempo, decidi mudar minha abordagem e focar em construir um relacionamento mais verdadeiro com minha audiência. Comecei a interagir mais, a responder comentários, feedbacks e mensagens diretas. Essa mudança se refletiu em um aumento significativo no engajamento — não apenas em curtidas, mas em comentários e conversas significativas. As pessoas começaram a se sentir mais conectadas ao meu conteúdo e, consequentemente, isso gerou um aumento nas vendas.
Um ponto importante que aprendi foi a relevância do engajamento genuíno. Os algoritmos das redes sociais, incluindo o Instagram, favorecem contas que têm um bom nível de interações. Se você possui muitos seguidores, mas pouca interação, isso pode, de fato, ser prejudicial ao alcance das suas postagens. Portanto, focar em engajamento ajuda a alimentar um ciclo positivo.
Por outro lado, ter um número respeitável de seguidores ainda pode abrir portas. Uma contagem significativa pode transmitir credibilidade, o que é benéfico, especialmente para novos clientes que estão avaliando sua marca. No entanto, não é algo que deve ser perseguido a qualquer custo, já que seguidores “fantasmas” não ajudam a construir uma verdadeira reputação.
Em resumo, vale a pena manter um equilíbrio. Focar somente em curtidas e seguidores pode ser tentador, mas engajamento genuíno deve ser a prioridade. Isso resulta em uma comunidade mais fiel, mais propensa a interagir com seu conteúdo e, em última análise, a apoiar seu negócio.