Fazer sorteios no Instagram pode ser uma estratégia válida, mas, na minha experiência, os resultados variam bastante. Eu já realizei alguns sorteios para o meu negócio local e observei prós e contras que considero importantes discutir.
Por um lado, os principais benefícios de um sorteio são, sem dúvida, o aumento do engajamento e a atração de novos seguidores. Quando você oferece algo atraente, a chance de as pessoas participarem e compartilharem o seu perfil é alta. No meu caso, consegui atrair um número significativo de novos seguidores em uma semana, o que me fez sentir que a estratégia estava funcionando.
Entretanto, a desvantagem que enfrentei foi a conversão desses novos seguidores em clientes reais. A maioria dos participantes parecia estar mais interessada no prêmio do que em se conectar com meu negócio a longo prazo. Com o tempo, percebi que muitos desses novos seguidores não se engajavam com o conteúdo que postava posteriormente. Esse aspecto foi um pouco frustrante, pois não vi um aumento significativo nas vendas que justificasse a realização do sorteio.
Além disso, é importante considerar a comprometimento de tempo e recursos que um sorteio exige. O planejamento, a execução e o acompanhamento pós-sorteio podem exigir mais esforço do que você imagina.
Como alternativa, percebo que estratégias de conteúdo mais focadas e autênticas, como a criação de histórias envolventes ou tutoriais mostrando o uso dos produtos, geram um interesse mais genuíno e uma conexão mais sólida com o público. Eu também testei parcerias com negócios locais, o que resultou em um engajamento mais focado e no aumento da visibilidade, em vez de contar apenas com o sorteio.
Em resumo, se você decidir seguir em frente com sorteios, esteja ciente dos riscos e prepare-se para trabalhar a relação com seus novos seguidores após o evento. Pode não trazer resultados imediatos, mas vale a pena testar para ver o que funciona melhor para o seu público específico.