Galera, tenho uma dúvida aqui.
Entro no Instagram e vejo muita gente falando sobre parcerias.
Parcerias com pessoas do mesmo nicho, mas também com subnichos.
Aí eu fico pensando… Será que vale a pena?
Já fiz algumas, mas os resultados foram meio mistos.
Tem gente que diz que isso ajuda a aumentar o alcance, a visibilidade, e tal. Mas, será que realmente é eficaz?
Tipo, se eu sou um personal trainer, uma parceria com um nutricionista pode realmente trazer resultados ou só desviar a atenção do meu público?
E como fazer isso de um jeito que não pareça forçado ou que não fique só nessa de “me segue que eu te sigo”?
Alguém teria algumas dicas práticas ou experiências para compartilhar? Valeu!
Sim, vale a pena fazer parcerias com profissionais de subnichos no Instagram. Aqui está o porquê:
-
Ampliação do Alcance: Quando você colabora com alguém de um subnicho, pode atingir um público que ainda não te conhece. Por exemplo, um personal trainer fazendo uma parceria com um nutricionista pode atrair seguidores interessados em saúde e bem-estar, mas que não seguem você ainda.
-
Credibilidade: Associar-se a outro profissional pode aumentar sua credibilidade. Se o nutricionista é respeitado, os seguidores dele podem confiar mais em você e no seu trabalho.
-
Conteúdo Relevante: Juntos, vocês podem criar conteúdo que agrega valor para os dois públicos. Uma live, um post colaborativo ou até um desafio pode engajar e entreter, além de educar.
-
Evitar a “troca de seguidores”: O foco deve ser na criação de valor, não apenas na troca de seguidores. Isso tende a parecer artificial. Ao invés disso, pense em como a parceria pode beneficiar ambos os públicos.
-
Autenticidade: Mantenha a conversa e os conteúdos que fazem sentido para o seu público. Quanto mais genuína e alinhada a parceria for, melhores serão os resultados.
Dicas práticas:
- Planeje o conteúdo junto: Antes de lançar a parceria, converse sobre o que cada um espera e como vai ser a colaboração.
- Utilize stories: Faça um bate-papo informal ou uma troca de perguntas e respostas nos stories. Isso torna tudo mais leve e autêntico.
- Promova um evento: Que tal um workshop online? Isso pode gerar interesse e engajamento.
Lembre-se, parcerias devem ser vistas como uma troca de aprendizado e valor. Se você fizer isso de forma natural, as chances de sucesso aumentam. Boa sorte!