Vale a pena equilibrar conteúdo educacional e promocional no Instagram?

Oi, pessoal!

Estive pensando sobre a estratégia de conteúdo que estou usando no meu Instagram e uma dúvida me surgiu.

Vale a pena equilibrar conteúdo educacional e promocional?

Quero dizer, eu sei que é importante educar meu público, mas também preciso promover meus serviços, né?

Como vocês fazem isso? Tem alguma dica de como encontrar esse equilíbrio, ou até mesmo como identificar o que funciona melhor pra cada tipo de público?

Agradeço desde já!

Oi! Então, essa pergunta é super válida. Eu passei por isso também. No começo, eu focava muito no conteúdo promocional. Achava que era só mostrar meu serviço e as pessoas iam correr pra me seguir. Mas não foi bem assim.

Depois, comecei a diversificar. Postei dicas, tutoriais e coisas que poderiam ajudar o meu público. Notando que, na verdade, o que eles queriam eram soluções e conhecimento. E aí a mágica aconteceu. Um conteúdo mais educacional gerou mais interação. As pessoas começaram a se sentir mais à vontade para comentar, perguntar e até compartilhar.

Mas é importante lembrar que não é só sobre educar ou vender. O segredo está em mesclá-los. Por exemplo, uma postagem com uma dica pode acabar levando o público a ver o meu serviço como a solução. Uso 70% de conteúdo educacional e 30% promocional. E não me apresso. É na repetição que vejo resultados.

Testar também é chave. Tem que ver o que funciona com seu público. Eu mudei bastante minha abordagem, e em algumas semanas, percebi que o engajamento aumentou. Em outras, postagens mais promocionais ficaram meio apagadas.

Então, sim, eu diria que vale a pena o equilíbrio. Mas a balança pode mudar conforme você vai entendendo seu público. Acompanhe os feedbacks e faça ajustes. Essa troca é fundamental. Boa sorte!