Eu já passei por essa dúvida, então vou compartilhar um pouco da minha experiência. Quando comecei, meu foco era bem específico. Logo percebi que as pessoas estavam interessadas em formatos diferentes, mas eu tinha medo de confundir meu público.
Decidi testar isso em partes. Comecei a diversificar as postagens, mas fiz isso mantendo a estética e a mensagem central da minha marca. Por exemplo, eu sempre usei cores específicas e um estilo de escrita único. Então, ao experimentar novos conteúdos, como vídeos curtos ou reels, mantive essa identidade visual. Isso ajudou a evitar a desorientação dos seguidores.
Uma estratégia que funcionou foi o que eu chamo de “mix estratégico”. Escolhi um tema central e, ao redor dele, adicionei variações. Se meu foco era dicas de marketing, eu poderia incluir mini-histórias de clientes, mostrar bastidores ou até mesmo fazer conteúdos educacionais com um toque mais pessoal. O importante é que tudo tinha conexão com o assunto principal.
O que não deu tão certo foi tentar introduzir muitos temas diferentes de uma só vez. Tive um período em que postei sobre várias coisas ao mesmo tempo—foi um verdadeiro “espaguete em uma parede”. Não só meu engajamento caiu, mas muitos seguidores deixaram de me acompanhar. Então, fica a dica: comece devagar, teste, e veja o que ressoa com seu público.
Em relação ao engajamento, notei que quando as postagens mantinham uma linha comum, mas com formatos variados, os seguidores interagiam muito mais. Até mesmo enquetes e perguntas nos stories ajudaram a entender o que eles queriam ver.
Resumindo: vale a pena diversificar sim, mas mantenha sempre a coesão. Escolha novos formatos que dialoguem com seu conteúdo principal e faça isso aos poucos. Assim, você pode ajustar o que funciona melhor sem perder a identidade da sua marca. É um balanço sutil, mas dá pra fazer! Boa sorte!