Vale a pena diversificar conteúdo para nichos mantendo a marca pessoal?

Oi, gente!

Estou pensando em como diversificar meu conteúdo. Minha marca é bem pessoal, sabe? E eu tenho medo de perder essa essência.

Estou nesse dilema. Se eu começar a abordar tópicos diferentes, será que as pessoas ainda vão reconhecer a minha marca? Ou vai ficar tudo muito confuso?

Tem tanta coisa que eu queria compartilhar. Mas ao mesmo tempo, fico pensando se isso vai desvirtuar a minha mensagem principal.

Alguém já passou por isso? Como vocês lidaram com a diversificação sem deixar de lado a identidade?

Vale a pena? O que acham?

Olá! Eu entendo bem o seu dilema, pois passei por algo semelhante ao longo do meu tempo no Instagram. A minha marca é fortemente pessoal e, por isso, também senti a pressão de diversificar o conteúdo sem perder a essência.

No meu caso, eu comecei a experimentar com diferentes tipos de conteúdo, mas sempre com um foco na minha identidade central. Para isso, estabeleci algumas diretrizes. Primeiro, fiz uma lista dos valores e temas centrais que definem a minha marca. Com isso, quando decidia abordar um tópico diferente, eu me perguntava: este conteúdo se alinha com a minha mensagem principal? Isso ajudou a manter a consistência.

Um ponto que funcionou bem foi incorporar os novos temas de maneira gradual. Por exemplo, comecei a compartilhar dicas que tangenciavam o meu nicho principal, mas que também eram relevantes para o meu público. Isso permitiu explorar novos tópicos sem provocar confusão. Tive um bom feedback do público, que parecia apreciar a nova abordagem, contanto que ainda houvesse um fio condutor visível.

Entretanto, não tudo foram flores. Em algumas ocasiões, ao tentar diversificar demais, percebi que algumas postagens não ressoavam como eu esperava. O engajamento caiu em determinados momentos, especialmente quando o conteúdo parecia distante daquilo que as pessoas estavam acostumadas. Isso me levou a reavaliar o que era realmente importante para minha marca e a focar em menos, mas de maneira mais impactante.

Acredito que vale a pena diversificar, mas faça isso de uma forma que represente sua autenticidade. Mantenha o foco nos temas que realmente importam para você e que, de alguma forma, agregam valor ao seu público. Assim, a sua essência permanecerá intacta, mesmo que você explore novos horizontes.

No final, a chave é sempre testar e ajustar. O feedback da sua audiência será um excelente indicador de que direção seguir. Boa sorte nessa jornada!