A sua dúvida é bastante comum e reflete uma situação que já experimentei. Nos últimos meses, observei que algumas contas que eu sigo, inclusive algumas que eu considerava importantes para meu círculo, haviam ocultado minhas publicações. Inicialmente, isso me deixou um pouco frustrado, pois questionava se ainda fazia sentido manter essas conexões.
A primeira coisa que eu fiz foi analisar a situação de maneira mais ampla. Perguntei a mim mesmo se essas pessoas estavam realmente contribuindo para o meu crescimento ou se eram apenas contas “passivas” no meu feed. O que percebi foi que, em muitos casos, essas conexões não estavam interagindo de forma significativa com meu conteúdo, o que me fez questionar a relevância de continuar a seguir.
Decidi, então, que era hora de fazer uma limpeza. Afastei algumas contas que não estavam engajando. Essa decisão, em primeira instância, parecia amarga, principalmente em relação a pessoas que, no passado, tiveram uma conexão mais forte comigo. No entanto, percebi que, ao deixar de seguir quem não interagia, eu conseguia abrir espaço para novas conexões, que eram mais alinhadas aos meus objetivos e interesses atuais.
Por outro lado, também é fundamental pensar sobre a forma como você aborda esse tema. Se as pessoas em questão são amigos ou contatos profissionais, pode ser útil engajar com elas de outras maneiras. Às vezes, uma simples mensagem direta perguntando como elas estão pode reacender uma conexão mais significativa, e até estimular interações em suas postagens, podendo reverter a situação.
No geral, minha experiência me mostrou que é preciso ser estratégico ao gerenciar suas conexões no Instagram. O foco deve ser sempre no que serve aos seus objetivos de crescimento e engajamento. Estar cercado de pessoas que não apreciam seu trabalho pode afetar sua motivação, então, a curto e longo prazo, pode ser benéfico para sua conta e, por consequência, para seus relacionamentos também.
Em resumo, eu não hesitaria em deixar de seguir contas que ocultam meu conteúdo, enquanto também investiria em formas de manter relações reais e significativas com aqueles que realmente fazem parte do meu círculo. Acredito que essa é uma abordagem que pode criar uma rede mais engajada e relevante, refletindo positivamente em seu crescimento no Instagram.