Colaboração no Instagram? Eu sou a favor, com certeza. No meu caso, já fiz algumas parcerias e também rolei algumas coisas que não deram certo. Mas vou te contar tudo.
Quando colaborei com um fotógrafo local, foi ótimo! Ele tinha um estilo que combinava com meu negócio, e a audiência dele realmente se interessou pelo que eu oferecia. Postamos fotos juntos, fizemos stories trocando ideias e a interação aumentou bastante. O engajamento foi bem melhor do que quando eu postava sozinha.
Por outro lado, tentei uma colaboração com uma empresa de alimentos saudáveis, e, sinceramente, não rendeu muito. O público deles não estava exatamente interessado nos meus serviços de consultoria. Aprendi que a compatibilidade entre os nichos é fundamental. Pense bem. Se os públicos não se intersectam, é bem provável que você não vá colher grandes frutos.
Agora, o que eu percebo é que colaborações que têm um elemento criativo tendem a funcionar melhor. Tipo, sorteios conjuntos ou desafios. Já participei de um desafio de 30 dias, onde a gente se ajudava a criar conteúdos e foi um bom jeito de atrair novos seguidores.
Vale lembrar que tem que ser um ganha-ganha. Se você se sentir que está colocando mais energia do que recebe, pode não valer a pena. Além disso, não esquece de comunicar e engajar a sua audiência. Antes de lançar uma parceria, explique por que estão fazendo isso e o que as pessoas ganharão com isso. Assim, a galera já fica animada.
Experiências concretas, eu tenho várias. Uma vez, fiz uma série de lives com uma amiga que tem um negócio completamente diferente. A gente conversou sobre temas que se cruzavam. Nossa audiência se interessou por ambas as partes. Foi uma troca boa e até hoje temos seguidores que vieram dessa collab.
Por fim, tem que ter paciência. Não espere mágica. É um processo, sabe? As pessoas demoram para digerir as colaborações e segui-las. Dependendo de como se conduz, pode render mais engajamento e seguidores. Enfim, eu diria que vale a pena, mas faça com cuidado e sempre analisando se faz sentido pra você. Boa sorte!