Sim, vale muito a pena analisar concorrentes para escolher palavras-chave nas legendas. Eu fiz isso e posso compartilhar um pouco do que aprendi.
No começo, eu não tinha certeza se era útil. Achava que tinha que ser original em tudo. Mas depois de algumas tentativas, percebi que olhar o que outros estavam fazendo podia me dar uma direção. Fui lá e pesquisei alguns perfis de concorrentes que estavam tendo sucesso. Vi quais hashtags usavam, que tipo de palavras repetiam nas legendas, e até como se comunicavam com os seguidores.
O que funcionou pra mim foram as análises de engajamento. Não era só sobre o que eles estavam falando, mas como. Parecia que algumas palavras sempre geravam mais comentários ou compartilhamentos. Assim, fui ajustando minhas legendas e, em algumas semanas, notei um aumento nas interações.
Mas, claro, também teve o que não funcionou. Tentei replicar algumas abordagens exatamente como vi. Não deu certo. Cada perfil é único. O que funciona pra um pode não funcionar pra você. Então, a dica é ser inspirado, mas não copiar. Misture suas ideias com aquelas que você viu nos outros e faça do seu jeito.
E sobre o alcance… sim, usar palavras-chave certas definitivamente ajuda. Mas não é só isso. O conteúdo precisa ser relevante e autêntico para a sua audiência. Se você usar uma palavra-chave popular, mas não for sincero no que tá dizendo, isso não vai dar certo. O Instagram também tá
de olho nisso.
A análise de concorrentes deve ser apenas uma parte da sua estratégia. É bom, mas não pode ser a única coisa. Além de olhar concorrentes, eu agreguei insights dos meus próprios seguidores. Perguntei o que eles gostavam, que terminologias usavam.
Resumindo: analise concorrentes sim. Aprenda com eles, mas faça a sua própria mistura com suas verdades e o feedback da sua audiência. Sem isso, custa caro em tempo e energia até encontrar o que realmente funciona pra você. E aí, vai ajustando. É um processo, não uma solução mágica.