Olha, essa questão de analisar concorrentes e hashtags é super interessante. No meu caso, quando comecei a desenvolver meu perfil no Instagram, eu realmente dei uma olhada no que os outros na minha área estavam fazendo. É uma forma de entender o que funciona e, honestamente, o que não funciona.
No começo, fui muito pela intuição. Pegava as hashtags que achava mais legais e colocava. Mas, depois de um tempo, percebi que fazer uma análise dos concorrentes me ajudou a ver padrões e a descobrir algumas hashtags que nem havia considerado. Peguei algumas que eles usavam, mas também fiz uma reflexão sobre como elas realmente se encaixavam no meu conteúdo.
Eu usava o aplicativo de hashtags e a ferramenta de pesquisa do próprio Instagram para ver quais eram as mais populares dentro do nicho. E, sim, algumas hashtags funcionaram. Mas, então, havia outras que pareciam promissoras, mas não traziam engajamento. Isso me deixou pensando: será que é só impressão ou realmente o público daquela hashtag não se conectava com o meu conteúdo?
Um erro que cometi foi sair simplesmente copiando as hashtags que outros usavam sem adaptá-las para o meu estilo e mensagem. Cada negócio tem uma voz única, e se você não expressar a sua, fica difícil realmente se destacar. Então, aprendi que é importante sim olhar para os concorrentes, mas também é fundamental que você misture essas hashtags com outras que representem sua identidade.
É um jogo meio de tentativa e erro, sabe? Você vai testando, mudando e, com o tempo, começa a ver padrões. Não espero resultados imediatos, mas tenho certeza de que, com persistência e análise, acabei encontrando um conjunto de hashtags que realmente funcionam para mim. No fim das contas, é tudo uma questão de experimentação e adaptação. Espero que isso ajude!