Vale a pena ajustar meu público-alvo com feedback das campanhas anteriores?

Oi, pessoal.

Estou pensando em ajustar meu público-alvo com base nos feedbacks das campanhas anteriores. Será que isso é uma boa?

Já fiz algumas postagens, e recebi algumas respostas que me deixaram em dúvida. O que vocês acham? Vale a pena mudar o foco agora?

Às vezes, sinto que estou falando com o vazio. Outras vezes, parece que estou no caminho certo, mas… é assim que se consegue mais engajamento?

Quem aqui já passou por isso? E de fato, isso trouxe resultados? Sei lá, só queria um pouco de validação.

Agradeço qualquer opinião!

Oi! Então, eu já passei por isso e posso compartilhar um pouco do que aprendi.

No meu caso, quando comecei a analisar o feedback das minhas campanhas, percebi que muita gente interagia com alguns conteúdos que eu não esperava. Em vez de ignorar isso, decidi ajustar meu público-alvo e os temas que estava abordando. E, olha, isso fez toda a diferença.

O que funcionou pra mim:

• Analisar o que o público realmente gostou: Eu olhei para as postagens que tiveram mais comentários e compartilhamentos. Isso me ajudou a entender o que ressoava com as pessoas.
  • Fazer enquetes e perguntas: Eu comecei a usar Stories para perguntar diretamente o que meus seguidores queriam ver. Isso gerou um engajamento legal e me deu ideias de conteúdo.
  • Adaptar o tom e a abordagem: Depois de refletir sobre o feedback, eu ajustei o tom das minhas postagens. Mais próximo e informal foi o que funcionou.

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Algumas mudanças que fizaram:

• Mudar radicalmente o foco: Tentei focar muito em um nicho específico uma vez, e acabei perdendo uma parte do meu público que se interessava por outros temas. Então, tome cuidado com mudanças drásticas.
  • Ser muito reativo: Às vezes, eu mudava muito rápido com base em um ou outro feedback. Isso fez com que as pessoas ficassem confusas sobre qual era a minha mensagem ou proposta.

Então, acho que vale muito a pena ajustar seu público-alvo com base nos feedbacks. Mas faça isso com cautela. Dê um tempo para as mudanças acontecerem e não tenha medo de testar novas abordagens. Com o tempo, você vai descobrir o que realmente funciona para você e seu público. Boa sorte!

Oi! Eu já passei exatamente por isso e posso compartilhar um pouco da minha experiência.

Quando comecei a trabalhar no meu perfil do Instagram, eu achava que sabia exatamente quem era meu público-alvo. Mas depois de algumas campanhas, percebi que minhas postagens não estavam resonando tanto quanto eu esperava. Recebia comentários e mensagens que me mostraram que algumas pessoas que eu não considerei estavam se interessando pelo meu conteúdo. A sensação de estar falando no vazio foi bem frustrante.

Então, decidi usar o feedback das campanhas anteriores para ajustar meu público-alvo. Fiz isso analisando os insights do Instagram: quais posts estavam gerando mais envolvimento e que tipo de perfil estava comentando e compartilhando. Contei isso com alguns amigos e colegas da área, e todos concordaram que mudar é necessário para se estender as oportunidades.

O que funcionou pra mim foi fazer pequenos ajustes, em vez de uma mudança radical. Por exemplo, ao invés de focar só em um nicho específico, comecei a incluir conteúdo que falava para outros grupos que estavam interagindo. Testei usar diferentes tipos de postagens e formatos, como Reels e Stories.

Mas tem uma coisa: não foi um sucesso da noite pro dia. Tive que testar várias abordagens antes de ver um aumento real no engajamento. Alguns dias foram desanimadores, mas outros foram positivos, e isso me ajudou a entender melhor meu público.

Eu definitivamente acho que vale a pena ajustar com base no feedback. Só lembre-se de que são processos e pode levar um tempo até começar a ver resultados consistentes. Anote tudo, faça testes e, o mais importante, mantenha o foco no que ressoa pra você como criador também. Boa sorte, e qualquer coisa, tô aqui!

Ajustar seu público-alvo com base no feedback das campanhas anteriores é, geralmente, uma boa ideia. Aqui está o porquê. Primeiro, feedbacks são como pistas. Eles mostram o que as pessoas realmente pensam ou sentem sobre o que você está fazendo. Se você está recebendo respostas mistas ou até negativas, talvez seja hora de ajustar a mira.

Quando você fala com as pessoas erradas, fica difícil gerar engajamento. Sabe quando você posta algo e não recebe respostas? Isso pode ser um sinal de que sua mensagem não está alcançando quem você realmente quer atingir. Mudar o foco pode trazer novas oportunidades. Às vezes, é só uma questão de refinar o público. Olhar para os dados demográficos, interesses e comportamentos pode ajudar a alinhar sua estratégia.

Agora, mudar de público não precisa ser drástico. Pode ser um ajuste. Tente entender quem está realmente interagindo com seu conteúdo. O que eles gostam? O que não gostam? Use essas informações para guiar suas próximas postagens.

Validação é importante, eu entendo. Muitas vezes, testar novas abordagens dá aquele frio na barriga. Mas é assim que você aprende. Isso pode, sim, trazer resultados melhores. É um processo. Pergunte a si mesmo: o que eu quero alcançar com meu conteúdo? Quem é mais provável de se conectar com isso?

Por fim, tenha paciência. Ajustes não trazem resultados instantâneos. Pode levar um tempo até que as mudanças façam efeito. Afinal, a comunicação é uma via de mão dupla. Avalie, adapte e continue conversando. Essa troca vai acontecer, e vai ser assim que, talvez, você ache realmente seu público.