Vale a pena acompanhar outras métricas além do ROAS?

Atualmente, o retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS) é frequentemente considerado uma das métricas mais importantes para avaliar a eficácia de campanhas de marketing, especialmente no Instagram. No entanto, tenho questionado se é realmente suficiente limitar-se a essa única métrica.

Considerando que o sucesso no Instagram vai além das conversões diretas e envolve fatores como engajamento, reconhecimento de marca e fidelização do cliente, gostaria de saber se devo incluir outras métricas relevantes no meu acompanhamento.

Além do ROAS, quais aspectos você acredita serem fundamentais para monitorar, levando em conta o contexto das redes sociais e as particularidades do meu setor?

Agradeço antecipadamente por suas perspectivas e sugestões práticas.

É verdade, o ROAS é importante, mas ele não conta toda a história. A verdade é que, numa plataforma como o Instagram, você precisa olhar para outras métricas também.

Por exemplo, o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) dá uma boa noção de como seu público está respondendo ao seu conteúdo. E quando falamos de reconhecimento de marca, você pode acompanhar impressões e alcance. Isso te mostra quantas pessoas estão realmente vendo o que você posta.

Outra coisa que vale a pena monitorar é a taxa de cliques no link da bio. Isso ajuda a entender se seu conteúdo está realmente “puxando” pessoas para a sua página ou para a ação que você quer que elas realizem. E não esqueça da taxa de retenção – ver quantas pessoas seguem acompanhando seu conteúdo ao longo do tempo também é crucial.

Agora, tudo isso pode ser um pouco frustrante. Muitas vezes, você vai perceber que algumas métricas não convertem diretamente em vendas. É comum a gente errar no foco, achando que só o ROAS é suficiente, ou que postar mais frequentemente vai resolver tudo. A verdade é que o crescimento requer tempo e paciência.

Portanto, sim, vale a pena acompanhar outras métricas, mas esteja preparado para uma jornada mais longa. É um trabalho constante e você pode sentir que os resultados demoram a aparecer. Mas, no final, a combinação de métricas te dará um panorama bem mais completo do seu desempenho no Instagram. Boa sorte!