Olha, eu já passei por isso. No meu caso, comecei a usar palavras-chave nas legendas e vi uma diferença, mas é um jogo de tentativa e erro. No início, era tudo muito focado em hashtags e usava isso sem pensar. Depois, percebi que as legendas também contam.
Por exemplo, uma vez escrevi um post sobre meu serviço local de fotografia e incluí termos como “fotografia de eventos em [sua cidade]” e “fotógrafo local”. E, de verdade, foi um dos meus posts mais visualizados. As pessoas comentaram e compartilharam, e isso me trouxe novos clientes. Mas não é sempre assim.
Tem dias que eu testei e o engajamento foi bem baixo, mesmo usando palavras que achava que seriam boas. Às vezes, as pessoas não ligam tanto para as legendas e isso pode variar. E, claro, a competição é feroz. Quanto mais você se destaca, melhor.
Eu também notei que a combinação de uma boa imagem, uma legenda clara e a inclusão de palavras-chave relevantes ajudou bastante. Não é só o texto. Tem que ter sintonia. E usar a localização nos posts também ajudou, é puro ouro isso. Para quem é local, às vezes é bom até marcar lugares onde a gente fez os cliques.
No fundo, eu acho que usar palavras-chave ainda é relevante, mas se você não misturar isso com boa qualidade visual e um pouco de interação com seu público, pode não surtir efeito. Então, é mais sobre criar um todo coeso.
Não tem fórmula mágica. O Instagram muda sempre. É meio um jogo, você vai ajustando, vendo o que funciona e o que não funciona. Aconselho a continuar testando, nem que seja só para entender melhor seu público. E nunca subestime o poder do boca a boca!