Recentemente, tenho me questionado sobre a utilização de hashtags no Instagram, especialmente no que diz respeito às suas práticas recomendadas.
Considerando que muitos profissionais e empreendedores estão tentando otimizar seu alcance, gostaria de entender melhor se o uso excessivo de hashtags pode resultar em ações punitivas, como o banimento do meu perfil.
Estou ciente de que as diretrizes da plataforma podem ser rigorosas, mas ainda assim tenho dúvidas se a aplicação excessiva dessas tags pode ser vista como uma violação.
Agradeço antecipadamente por qualquer esclarecimento sobre o tema.
Usar muitas hashtags pode sim ser arriscado. O Instagram tem regras. Se você exagerar, a plataforma pode pensar que você está tentando enganar o sistema. Isso pode deixar seu perfil menos visível ou até resultar em bloqueios temporários.
Um ponto importante é que o Instagram recomenda, geralmente, entre 5 a 15 hashtags por post. Usar 30, por exemplo, é o limite, mas não significa que seja sempre uma boa ideia. Hashtags em excesso podem fazer seu conteúdo parecer spam. E aí, o engajamento cai.
Além disso, tem que cuidar com hashtags muito populares. Elas podem acabar enterrando seu post. A ideia é usar hashtags relevantes pro seu nicho e que ajudem a atingir seu público específico.
Lembre-se: qualidade, sempre! É melhor focar em hashtags que realmente tenham a ver com seu conteúdo. Isso ajuda a atrair o público certo e melhora a interação. E mais: fique sempre de olho nas métricas. Se notar que algo tá dando errado, ajuste suas estratégias.
Siga as diretrizes da plataforma e não se empolgue demais. Isso pode fazer a diferença no seu crescimento.
Olha, eu já passei por isso e posso compartilhar o que aprendi. Quando comecei a usar o Instagram para meu negócio, eu era daquela pessoa que achava que quanto mais hashtags, melhor, sabe? Cheguei a usar mais de 30 hashtags em um post, achando que isso ia aumentar meu alcance. E, para ser sincero, eu não vi um grande retorno.
O que funcionou pra mim foi reduzir a quantidade de hashtags e começar a focar na qualidade e relevância. Hoje, eu espero em média de 5 a 10 hashtags bem escolhidas. O Instagram não “bana” automaticamente os perfis que usam muitas hashtags, mas, sim, a prática excessiva pode ser vista como spam. E, consequentemente, o seu engajamento pode sofrer, porque o algoritmo da plataforma pode limitar a entrega do seu conteúdo.
Testei diferentes combinações e percebi que hashtags que eram específicas para o meu nicho traziam muito mais engajamento do que as super populares. Uma dica: observe o que os concorrentes fazem. Isso me ajudou a entender melhor quais hashtags realmente trazem resultado.
E outra coisa que notei: usar hashtags em histórias e não só nos posts também pode ajudar a aumentar a visibilidade. Mas, no geral, mantenha-se em um número razoável e sempre se pergunte se as hashtags que você está usando são realmente relevantes para o seu conteúdo. Isso fez muito bem para o meu perfil.
Resumindo: não é tanto sobre o banimento em si, mas sobre como excesso de hashtags pode impactar seu engajamento e visibilidade. Tente manter a relevância e a qualidade. Boa sorte!