Hey, pessoal.
Eu tenho uma dúvida que me surgiu recentemente. Estava lendo sobre hashtags e esses assuntos de penalização no Instagram.
E me perguntei, será que usar hashtags que foram banidas, mesmo que só uma vez, pode aumentar o risco de punições no meu perfil comercial?
Tipo, eu sei que algumas hashtags são problemáticas e tudo mais. Mas e se eu só usar sem prestar atenção?
Isso pode afetar meu alcance ou engajamento a ponto de me prejudicar de verdade?
Vale a pena evitar, né? Ou não faz tanta diferença assim?
Agradeço qualquer luz nesse assunto.
Oi! Então, sobre isso, eu já usei algumas hashtags que estavam banidas. Não foi intencional, mas acabei descobrindo depois. E, olha, não foi uma boa experiência.
No meu caso, percebi que meu alcance caiu bastante nos posts. Tipo, eu não sei se foi só isso, mas quem sabe? As interações começaram a minguar. E com o tempo, eu me certifiquei de que as hashtags que eu estava usando eram seguras. Também percebi outras pessoas comentando sobre a mesma coisa.
O que funciona? Eu tenho o hábito de buscar listas atualizadas de hashtags banidas. Uma pausa rápida no que eu tô escrevendo e, bam. YouTube, Twitter e até Instagram tem essas atualizações. Já o que não funciona… Foi só ignorar as regras. Tentei usar uma hashtag, mesmo que por engano, e já vi uma queda no engajamento. Não quero escarecer, mas o medo de penalização é real.
Recentemente, passei a ser mais criterioso. Uso hashtags que são bem específicas para meu nicho. O objetivo é ajudar meu público, e não só aparecer. Gosto de variar também. Uma hashtag popular, outra menos famosa e algumas que são só minhas. Misto.
Definitivamente, vale a pena dar uma olhada antes. Não é só uma questão de alcance, mas de manter a saúde do perfil. E se você usar sem prestar atenção, as consequências podem ser bem reais. É uma jogada arriscada.
Então, sim. Meu conselho é: evite as banidas. Foco em hashtags que realmente ajudam e que não vão te colocar em risco. O que eu aprendi foi que um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença. Espero ter ajudado!