Oi! Essa é uma pergunta super válida e, honestamente, gera muitas reflexões para quem trabalha com Instagram.
Eu, por um tempo, apostei pesado em depoimentos de clientes. No começo, percebi que eles funcionavam bem, mas, conforme os meses passaram, comecei a notar algumas nuances. Depoimentos genuínos, com emoção e detalhes específicos, pareciam ter mais impacto. Eu tentei gravar vídeos curtos com clientes falando sobre a experiência, e, curiosamente, essas postagens tiveram um engajamento bem maior do que textos longos.
Já sabia que um depoimento só “escrito” nem sempre colava, especialmente com a expectativa de sempre ter algo visual e dinâmico na plataforma. Às vezes, eu usava carrosséis, combinando prints de mensagens e fotos dos clientes usando o meu produto ou serviço. Isso ajudou a humanizar a coisa toda, mesmo que eu tenha perdido um pouco do “comprovante” ali, sabe?
Por outro lado, também tive experiências em que depoimentos pareceram artificiais. Quando pareciam muito ensaiados ou escritos por mim, o efeito desaparecia. Tem algo nesse tom mais autêntico que as pessoas buscam.
Acredito que muitas empresas, grandes ou pequenas, ainda dependem dessa credibilidade. Afinal, todo mundo aprecia uma validação externa, principalmente em tempos de tantas opções. Mas aí é que vem a questão: como fazer isso de forma que se destaque?
Eu diria que vale a pena experimentar. Testar diferentes formatos, talvez até integrar depoimentos nos Stories, de forma mais orgânica e com chamadas para ação que incentivem as interações. E, claro, monitorar o que funciona para você. O engajamento qualitativo, por vezes, pode ser um guia melhor do que mero número de likes.
No final das contas, talvez depoimentos tradicionais estejam saturados, mas a forma como você os apresenta pode fazer toda a diferença. O que você acha? Estou curioso para ouvir mais sobre a sua perspectiva!