Um calendário realmente pode aumentar minhas curtidas de forma consistente?

Oi, pessoal!

Estou pensando em como melhorar meu perfil no Instagram. Já ouvi falar muito sobre calendários de conteúdo. Mas, será que eles realmente funcionam?

Tipo, se eu fizer um planejamento, será que isso vai aumentar minhas curtidas de forma consistente?

E, bem, já tentei algumas postagens aleatórias e não deu lá essas coisas. Então, pensando mais em estratégia.

Alguém aqui já usou um calendário e viu resultados? Quais dicas vocês têm, sabe? Tô curioso pra entender melhor.

Valeu!

Ei! Então, vou te contar um pouco da minha experiência com calendários de conteúdo no Instagram.

No meu caso, eu sempre postava meio no “feeling”, sabe? Às vezes, tinha dias em que eu soltava várias coisas, e em outros nem aparecia. Não funcionou muito bem. As curtidas eram bem inconsistentes, e eu sentia que estava jogando no escuro.

Decidi testar um calendário. Eu planejei um mês inteiro de postagens, com temas variados e datas específicas. Fui bem flexível, mas tinha uma estrutura. Escolhi dias pra stories, reels e posts no feed. O que funcionou foi que, com essa organização, consegui manter uma frequência que as pessoas começaram a notar. É interessante como a regularidade ajuda a criar expectativa, e algumas pessoas até comentavam que estavam esperando meu próximo post.

Eu também mapeei os tipos de conteúdo que geravam mais interação. No meu caso, dicas e posts mais pessoais renderam mais curtidas do que imagens de produto sozinhas. Comecei a misturar isso no meu calendário e vi uma melhora nas interações.

Mas, não vou dizer que foi um sucesso instantâneo. Teve uma curva de aprendizado. Algumas postagens que eu achava que iam bombar não deram certo. Foi testar e ajustar. A parte chata é que a gente precisa analisar o que funcionou e o que não funcionou, mas é isso que traz resultados a longo prazo.

Dicas que posso dar:

• Seja flexível: o calendário ajuda, mas não precisa ser rígido.
  • Varie o tipo de conteúdo: dicas, bastidores, interações.
  • Analise sempre: veja quais postagens estão lidando melhor.
  • Use ferramentas: eu uso planilhas e, às vezes, aplicativos específicos pra me ajudar.

No fim, um calendário ajudou a melhorar meu engajamento, especialmente por causa da regularidade. Mas lembre-se, não é um passe de mágica. É mais sobre criar uma base consistente. Boa sorte!