Olha, no meu caso, eu já passei por isso. Tentei usar templates. No início, fiquei animado. Os designs eram clean, tudo organizado, sabe? Mas, depois de um tempo, percebi que dava uma impressão meio “robotizada”.
A questão é que, sim, alguns templates podem ajudar a criar conteúdo mais rapidamente. Mas, a verdade é que eu vi um leve aumento no engajamento logo no começo. Mas depois, parece que aquilo começou a desgastar. As pessoas estavam acostumadas com aquilo e a interação começou a cair. Sério, os stories e posts que mais bombaram foram aqueles que não seguiam o padrão.
No entanto, eu notei que templates de alta qualidade, bem feitos e alinhados com a identidade visual da marca, podem funcionar, sim. Mas tem que ser algo que se encaixe no seu estilo e no que seu público espera. E não dá pra esquecer de personalizar. Eu incluí algumas dicas, dicas práticas e um toque pessoal que foram um diferencial.
Eu uso algumas métricas pra medir tudo isso. Olho as taxas de engajamento nas postagens – saber quantas pessoas comentaram, curtiram, compartilharam. Além disso, uso a métrica de alcance e visualização dos stories. E, para mim, também é importante acompanhar comentários. Um comentário genuíno vale mais que mil likes, né?
O segredo, no fim das contas, é o equilíbrio. Não dá pra só depender de templates. Temos que ser criativos, pensar fora da caixa, sabe? Eu voltei a fazer alguns posts mais artesanais, mesmo que isso não tenha um design tão polido. A interação melhorou. Não estou dizendo que templates são ruins. Eles têm seu valor. É só que é preciso lembrar da personalidade e da essência do seu conteúdo. É isso.