Oi! Eu já passei por isso e vou te contar um pouco da minha jornada.
Quando comecei a explorar o storytelling, eu tinha ótimas expectativas. Achava que contar histórias era a chave para conectar melhor com meu público. Então, eu fui lá e fiz. Escolhi algumas histórias da minha vida, compartilhava desafios, sucessos e até pequenos fracassos. Mas, surpreendentemente, as interações continuavam baixas.
O que eu percebi é que contar uma história é só uma parte do processo. Não adianta só jogar uma história no ar. Tem que ter um propósito, sabe? No meu caso, eu falhava um pouco em conectar as histórias com meu produto ou serviço. Tinha que ser claro como aquilo tudo se relacionava e, às vezes, eu deixava isso meio nebuloso.
Uma estratégia que funcionou foi escolher tópicos que realmente ressoassem com minha audiência. Fui mais profundo em perguntar: “O que meu público gostaria de ouvir?” e isso fez diferença. E não era só sobre mim, mas sobre como esses desafios diziam respeito a eles.
Por exemplo, eu contei uma história sobre a vez que quase desisti de um projeto. E ao invés de fazer um fechamento convencional, eu perguntei: “Vocês já se sentiram assim?” Aí, a galera começou a interagir, compartilhar experiências. Isso gerou um clima de conexão.
Outra coisa que notei foi o uso de visuais. Uma boa imagem ou vídeo ajuda a contar a história. Eu fazia postagens com textos longos, mas as pessoas nem sempre paravam pra ler. Um vídeo curto, com imagens, alternando cenários, ajudou muito! Ao invés de um texto imenso, uma combinação de vídeo e legendas chamativas, algo que desse aquele “pum!”, fez os seguidores prestarem mais atenção.
Claro, ainda tem dias que é frustrante. Você trabalha numa história que você acha incrível e… nada acontece. Mas aí aprendi a não desanimar. Tenho testado diversas abordagens e a cada tentativa, entendo mais o que funciona e o que não. E é um processo contínuo: vendo feedbacks, analisando o que gerou melhores respostas.
Então, em resumo, sim, storytelling pode melhorar a clareza da comunicação, mas tem que ser bem feito. Tem que ter conexão e quantidade de conteúdo visual. E, se não funcionar na primeira, segunda ou terceira tentativa, não desiste! A prática realmente leva à melhora. A visão se ajusta com o tempo.
Espero que ajude! Boa sorte nessa jornada.