Então, sobre calcular o CAC sem vendas, é uma situação desafiadora, mas não impossível. No meu caso, eu já passei por algo semelhante e algumas abordagens me ajudaram a encontrar uma maneira de estimar esse custo de forma mais clara.
Primeiro, eu comecei a mapear todos os meus gastos de marketing. Isso incluiu anúncios pagos, criação de conteúdo, ferramentas de automação, e, claro, qualquer custo relacionado a eventos ou promoções. É interessante notar que, mesmo sem vendas, esses gastos relacionados à aquisição de atenção são pontos relevantes. O que pode ser confuso é separar os custos que realmente impactam a aquisição vs. outras despesas fixas.
Depois, eu avaliei quais estratégias poderiam levar a conversões. Por exemplo, eu analisei possíveis canais de aquisição: redes sociais, SEO, e-mail marketing. Para cada canal, fiz uma estimativa do quanto planejava investir e quanto do público poderia ser atingido com isso.
Em seguida, comecei a olhar para benchmarks de mercado. No meu caso, pesquisar quanto outras empresas do mesmo setor estavam gastando para adquirir clientes foi fundamental. Esses dados me deram uma base, mesmo que não fossem perfeitamente alinhados ao meu modelo, ajudando a encontrar um raio de preço razoável.
Uma abordagem que funcionou bem foi validar a proposta de valor da minha oferta. Conversei com possíveis clientes, fiz pesquisas, e assim fui entendendo o que eles valorizariam. Isso teve um impacto direto no desenvolvimento do meu funil de vendas, influenciando como eu via o custo por potencial cliente.
Por fim, eu ajustei esse cálculo frequentemente, à medida que coletava novas informações. O mercado muda, e, às vezes, dar um passo atrás pode abrir novas vias. O que não funcionou foi tentar confiar em números que não estavam ancorados em meu contexto. Estimativas puras sem uma compreensão clara do público podem gerar muito ruído.
A questão é que o CAC é uma ferramenta prática que pode ser lapidada com o tempo. Pode levar um tempo até que você tenha dados reais, mas com cada interação, cada gasto, e cada nova informação, você vai moldando uma imagem mais precisa.