Oi! Então, vou te contar um pouco da minha experiência com tutoriais ao vivo no Instagram.
Comecei a fazer algumas transmissões ao vivo com a ideia de engajar mais meu público. Eu notava que os stories e posts tradicionais funcionavam bem, mas queria algo que criasse uma conexão mais direta. Testei vários tipos de tutoriais ao vivo, desde dicas práticas até discussões interativas.
No começo, a quantidade de visualizações era bem interessante. Mas aí, entrando mais a fundo, percebi que o engajamento — em termos de comentários e interações — não era tão alto quanto eu esperava. Algumas pessoas assistiam e saíam, sem deixar feedback.
Depois, comecei a ajustar meu formato. Uma tática que funcionou foi pedir para o pessoal enviar perguntas antes da transmissão. Isso ajudou a tornar o conteúdo mais relevante e aumentou as interações. Também, no meio do ao vivo, eu parava para responder perguntas e isso realmente fez a diferença. Vi que o público se sentiu mais parte do processo.
Uma coisa que não funcionou foi tentar fazer tudo de uma vez só, ou seja, juntar muitos tópicos em uma só live. O público se dispersava e a participação caía. Então, foquei em um tema específico por vez, criando expectativa e clareza.
Vale a pena investir tempo nisso, mas com um bom planejamento. Teste, ajuste e veja o que o seu público realmente responde. Um ponto importante é que a consistência ajuda. Se você faz ao vivo de forma regular, as pessoas começam a esperar e participar mais ativamente.
Então, sim, eu acredito que tutoriais ao vivo podem trazer mais engajamento, mas depende de como você aborda. Foca na interação e no conteúdo que realmente interessa para a sua audiência. Boa sorte!