Realmente o Instagram prioriza conteúdo original em detrimento do reutilizado?

Oi pessoal.

Tô com uma dúvida aqui sobre o algoritmo do Instagram. Ouvi algumas coisas, e não sei se faz sentido.

Realmente o Instagram prioriza conteúdo original, aquele que a gente cria, em vez do reutilizado?

Porque às vezes vejo posts que foram repostados e acabam bombando, mas fico me perguntando se isso é a exceção ou a regra.

Sei que a plataforma tá sempre mudando as diretrizes, então queria entender melhor. Alguém pode compartilhar suas experiências?

Valeu!

Oi! Essa dúvida é super comum, e acho que muitos de nós já passamos por isso, né? O que a gente sabe, ou pelo menos tenta entender, é que o Instagram realmente parece dar uma ênfase maior a conteúdos originais, especialmente porque eles querem manter a qualidade da experiência na plataforma. Mas a real é que o algoritmo é um mistério, com várias camadas.

Sim, a gente vê reposts que bombam, mas talvez isso seja mais sobre o contexto ou a forma como o conteúdo se encaixa no feed das pessoas. Tem muito a ver com a autenticidade também. Muitas vezes, o que faz um repost se destacar é algo relacionado ao engajamento, como comentários e compartilhamentos; isso pode fazer com que o algoritmo leve esse post a mais pessoas.

Mas, por outro lado, criar conteúdo original requer tempo e esforço, e isso é algo que pode desencorajar a gente, né? Às vezes, levo várias tentativas até conseguir algo que ache que vale a pena publicar. A frustração é real, principalmente quando você se dedica e não vê o retorno esperado. A sensação de que o algoritmo parece ser imprevisível, de vez em quando, dá uma saudade de tempos mais simples.

Além disso, tem os erros frequentes, como a gente focar muito em qualidade visual, mas esquecer da mensagem que queremos passar. Ou ainda, não usar as hashtags de forma estratégica, o que pode ser um tiro no pé. Então, enquanto criar conteúdo original é, sim, importante, não é uma regra absoluta. O que conta muito é como você interage com a sua audiência e como a mensagem ressoa.

Enfim, não existe uma receita mágica. A minha sugestão seria apostar em conteúdo autêntico, mas não se desencorajar se acabar repostando algo que você acredita que vai engajar. O caminho é longo e cheio de tentativas, mas vale a pena. E estou aqui pra trocar mais ideias se precisar! Valeu!