Olha, eu tenho tentado várias coisas nos meus Stories e, pra mim, o que mais dá certo é mostrar um lado mais humano da marca. Às vezes, as pessoas parecem esquecer que por trás de cada perfil tem um ser humano, né? Por isso, aqui vão algumas estratégias que funcionaram pra mim e algumas que não foram tão boas assim.
Primeiro, compartilhe um pouco do seu dia a dia. Pode ser você fazendo algo comum, tipo preparando um café enquanto pensa em ideias ou até uma reunião com a equipe. Isso ajuda as pessoas a verem que você é real, sabe? Eu gravei um Story de mim mesmo organizando meu escritório um dia e, olha, teve muito mais interação do que eu esperava. As pessoas comentaram, riram e pediram dicas. Então isso foi um ponto positivo.
Outra coisa que eu gosto de fazer são as enquetes e perguntas. Isso ajuda a criar uma interação direta. Eu costumo perguntar “Qual produto vocês acham que deveria ter um upgrade?” ou “Qual série vocês estão assistindo agora?”. E a galera responde! Essa interação é muito boa para fortalecer a conexão. Mas, não vale fazer enquetes só pra tentar vender alguma coisa, isso é chato e a audiência nota.
Ah, e não posso esquecer dos bastidores. Mostrar como você cria um produto ou como é o processo de trabalho é muito impactante. Fiz um videozinho mostrando a confecção de um produto e postei, e isso teve um pouco de ‘buzz’ entre os seguidores. Eles sentem que fazem parte do processo. O que não funcionou tanto foi fazer muitos posts sobre promoções ou só sobre o que eu vendo. Isso cansa, e a audiência acaba se afastando.
Em relação a equilibrar profissionalidade com autenticidade, isso é meio complicado. Eu tento manter a estética do meu feed, mas nos Stories, vou com mais liberdade. Dependendo do tipo de empresa, é legal ter um toque mais descontraído. Não sinto que precisa ser tudo polido. Às vezes uma imagem de qualidade inferior, tipo uma selfie, pode ter mais impacto. No meu caso, eu coloco uma legenda que mostre o que estou pensando. As pessoas gostam disso. Torna as coisas mais reais.
Por fim, não tenha medo de ser vulnerável. Como eu digo sempre, todo mundo passa por altos e baixos. Eu já compartilhei momentos difíceis e, curiosamente, isso gerou um monte de comentários de apoio. As pessoas se conectam.
Enfim, essas foram algumas coisas que funcionaram pra mim. E se não der certo de primeira, tudo bem. É um aprendizado constante. Tem que testar e ver o que rola. Boa sorte!